rustico e moderno rustico e moderno

Como criar um ambiente rústico e moderno ao mesmo tempo? Confira!

6 minutos para ler

A decoração rústica é conhecida por seu conceito campestre e rudimentar. Já o décor moderno tem mais a ver com uma proposta minimalista, que privilegia linhas retas e cores neutras. O que pouca gente sabe é que, apesar de serem dois estilos diferentes, rústico e moderno podem conviver muito bem juntos, trazendo doses extras de sofisticação e aconchego para sua casa.

Para acertar na composição, basta equilibrar elementos característicos das duas propostas, sempre com cautela para não misturar muitas informações. Por exemplo: se você optar por um revestimento neutro nas paredes — típico do décor moderno — poderá escolher um tom quente para as peças decorativas do entorno, equilibrando os dois conceitos.

Quer entender melhor como funciona? Neste post, trazemos dicas práticas para criar um ambiente que seja ao mesmo tempo rústico e moderno. Continue a leitura e dê o start no seu projeto!

Escolha o revestimento adequado

Os revestimentos neutros são um traço típico das decorações modernas, com predominância de cores claras, como branco, cinza e tons pastéis. Se você escolher uma base neutra para o seu projeto, poderá trazer elementos rústicos para a composição por meio de cores vibrantes pontuadas nos demais elementos do décor, como móveis, cortinas e obras de arte.

Vale investir em uma peça de mobiliário colorida ou mesmo em objetos mais sutis, como quadros, vasos ou almofadas em nuances quentes, como vermelho ou amarelo. Dessa forma, as sensações de acolhimento e aconchego conseguem se sobressair na decoração, tornando mais convidativos até mesmo aqueles ambientes super minimalistas.

Para os pisos, uma boa opção são os porcelanatos para um toque moderno ou os amadeirados para uma proposta bem rústica. Nesse caso, você deve escolher qual dos dois conceitos norteará a composição, pontuando elementos da segunda proposta para complementar o design de interiores. Ou seja, se você preferiu o porcelanato, invista em belos móveis amadeirados para favorecer o clima campestre.

Já se você escolheu o piso de madeira, priorize acabamentos em vidro e escolha móveis de linhas retas e design mais minimalista, dando um toque contemporâneo ao décor. Uma ótima opção são as peças de mobiliário que combinam madeira, aço e vidro, aliando muito bem características dos dois segmentos: rústico e moderno.

Apenas fique atento se você estiver escolhendo móveis para áreas externas, pois eles devem ser resistentes às intempéries climáticas, como sol, chuva e vento. No caso de uma peça amadeirada, certifique-se de que ela recebeu tratamento impermeabilizante.

Tome cuidado com os exageros

Um dos erros mais comuns em projetos de decoração é o excesso de informações, o que acaba sobrecarregando o ambiente e comprometendo a unidade visual da composição. Para um resultado equilibrado, o ideal é acertar na paleta de cores e nunca misturar muitos elementos de estilos diferentes. Recomenda-se apostar em um contraste único, isto é, uma peça rústica e outra moderna.

Assim, você não corre o risco de o projeto causar estranhamento e desconforto visual. Sabemos que uma composição está em equilíbrio justamente quando nosso olhar encontra uma pausa para o descanso em meio aos elementos. Por isso, é importantíssimo ter esse cuidado de não encher o ambiente com coisas demais. Nunca se esqueça de que os objetos decorativos devem dialogar entre si e ter um significado afetivo para você.

Pense no conforto e aconchego

Quem está pensando em fazer uma decoração rústica, é porque com certeza não abre mão de conforto e aconchego dentro do próprio lar. Afinal, esses dois aspectos representam muito bem o que há de melhor na decoração campestre. Sempre convidativos, os ambientes decorados de forma rústica são mais intimistas e relaxantes, devido aos efeitos das cores mais quentes e das texturas mais densas, como a madeira.

Por outro lado, a decoração moderna peca um pouco nesses aspectos, pois, às vezes, a tendência minimalista acaba falando alto demais e deixando o conforto um pouco de lado. Nessas horas, aliar os dois tipos de decoração é a solução ideal para fazer um projeto que transmita aquela sensação gostosa de acolhimento. Se você optou por um sofá clean para a sua sala de estar, que tal enchê-lo de almofadas coloridas e cheias de vida? Pronto! Já terá conseguido esse equilíbrio.

Foque em uma peça-chave

Escolher uma peça-chave para cada cômodo da casa é uma ótima dica para fugir daquele risco de sobrecarregar o décor com excesso de informações. Na sala de jantar, por exemplo, uma bela mesa de madeira rústica é a escolha certa para ser o ponto de destaque do ambiente.

No escritório, uma poltrona de leitura com estrutura de madeira aparente pode dialogar com uma moderna mesa de tampo de vidro, fazendo o equilíbrio ideal para o olhar. Outros elementos que representam bem o conceito de peça-chave são baús, penteadeiras, aparadores e estantes. Para deixá-los com uma pegada mais moderna, prefira as peças de corte reto e design clean. Já o tom rústico fica por conta do material amadeirado.

Una elementos rústicos e móveis modernos

Se você está com receio de utilizar muitos elementos amadeirados em casa, uma excelente alternativa são os móveis que combinam madeira, aço e vidro. Isso porque tanto o aço quanto o vidro conseguem quebrar a rusticidade da madeira e trazer ares mais contemporâneos para os ambientes. Sem falar que essa combinação alia requinte, leveza e muita sofisticação para qualquer cômodo da casa.

Nas áreas externas, como espaço gourmet, jardim, piscina ou varanda, você pode combinar os móveis modernos com elementos campestres em pedras e fibras (sintéticas ou naturais). Um belo tapete de sisal, por exemplo, é uma peça perfeita para trazer um pouco da natureza para dentro de casa.

Arranjos de vidro, ornamentados com pedras e plantas vistosas, também dialogam muitíssimo bem com a proposta de um décor que seja ao mesmo tempo rústico e moderno. O maior cuidado, nesse caso, é quanto a escolher somente peças decorativas de excelente qualidade, que saltem aos olhos pela estética e design. Assim, não vai ser difícil conseguir o efeito desejado e transformar sua casa em um verdadeiro colírio para o olhar!

Ficou interessado nessas dicas e quer aplicá-las ao seu lar? Então entre em contato conosco e invista nas melhores peças decorativas!

Posts relacionados

Deixe um comentário