cores 2019 cores 2019

Você já ouviu falar no estilo minimalista? Entenda o que é!

6 minutos para ler

Aqueles móveis indispensáveis, uma obra de arte essencial e peças decorativas que sejam ao mesmo tempo belas e funcionais. Essa é a síntese do estilo minimalista, uma tendência de decoração que vem ganhando destaque justamente por sua proposta de “menos é mais”. Isso significa ter menos coisas em casa, porém, mais bonitas e de mais qualidade.

Neste post, vamos explicar melhor como funciona o estilo minimalista e dar dicas de como aplicá-lo na sua casa, compondo um decor belíssimo e, ao mesmo tempo, que facilite a sua rotina doméstica. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Conceito de estilo minimalista

Embora o minimalismo tenha se tornado tendência já no século XXI, ele existe no ramo da arquitetura e decoração desde o século XX, enfatizando a proposta do lar como um refúgio para o corpo e a mente humanas. Sendo assim, não faria sentido encher a casa de móveis e artigos decorativos sem deixar o ambiente “respirar”.

Ao longo dos anos, esse conceito foi se tornando também um estilo de vida. Isso porque, com o ritmo de trabalho cada vez mais avançado, as pessoas passaram a sentir a necessidade de encontrar um refúgio dentro do próprio lar, que é exatamente o que o estilo minimalista faz.

Afinal, mantendo os ambientes livres do excesso de informação e decorados de forma sutil, fica muito mais fácil encontrar a sensação de paz e relaxamento que buscamos ao pisar em casa. É por isso que vale muito a pena investir nesse conceito de decor, pois, além da leveza que ele proporciona, você passa a entender que não precisa de excessos para viver bem.

Por exemplo: retomando a máxima do “menos é mais”, é bem melhor ter poucos móveis em casa — desde que eles sejam de qualidade — do que reunir várias peças desnecessárias em um só ambiente, o que comprometeria não somente a beleza do design, mas, também, a funcionalidade e a otimização dos espaços. Investindo no estilo minimalista, você não corre esse risco.

Aplicações do minimalismo

Agora que você já compreendeu o conceito da decoração minimalista, vamos a dicas práticas de como aplicá-la em casa.

Comece pela escolha dos móveis

Sem dúvida, um ambiente minimalista é menos estressante e muito mais funcional para a sua rotina diária. Afinal, ter menos coisas em casa significa menos trabalho com a limpeza e mais tempo livre para curtir o lar, certo? O jeito mais prático de alcançar esse resultado é acertando na escolha dos móveis.

Como dissemos, esqueça peças numerosas, já que o os móveis são o que mais sobrecarregam o olhar dentro de uma casa. A dica de ouro aqui é focar na qualidade do mobiliário, que deve ser de primeira linha para garantir a durabilidade e a estética do móvel. Assim, ele vai ter o devido destaque no decor, aliando requinte e funcionalidade para seu espaço.

Reflita com carinho sobre os móveis que você realmente precisa: um aparador no hall, um sofá na sala de TV, uma estante no living… Todas essas peças são sim muito úteis na decoração da casa, o erro estaria em concentrar várias delas em um ambiente pequeno demais ou, então, comprá-las apenas para “preencher espaço”.

Para não cair nesse erro, pense no que realmente é necessário dentro de casa e elimine tudo aquilo que não dialoga com o estilo minimalista. Assim, naturalmente você passará a escolher móveis pelo melhor custo-benefício, investindo em peças que sejam, de fato, duráveis, funcionais e bonitas

Mantenha em casa apenas o essencial

Eis outro pilar do estilo minimalista: ter em casa somente o necessário. Mas você deve estar se perguntando como decidir entre o que realmente importa e o que é supérfluo no seu decor. Esse exercício simples vai ajudar com a resposta: dê uma volta pela casa e faça uma “ronda” com seu olhar em cada ambiente, questionando se, de fato, tal objeto deveria estar presente.

Por que ter oito cadeiras se você só utiliza seis? Por que ter um roupeiro enorme se as gavetas estão inutilizadas? E esses objetos decorativos que você sequer se lembra como vieram parar na estante? Se eles não carregam consigo nenhum valor afetivo, é porque não deveriam estar ali. Aproveite o momento para se livrar daqueles itens que não têm mais valor e que podem ser úteis para doação.

Pronto! Agora é só estender esse raciocínio para os demais cômodos da casa, colocando em prática o estilo minimalista, no qual cada objeto tem um propósito na sua decoração. . Fazendo esse percurso, com certeza seu lar vai se tornar um local muito mais espaçoso, leve e confortável. E o melhor: sem abrir mão da beleza e do requinte da composição.

Prefira cores claras e tons pastéis

Mesmo quem ainda está começando a se aventurar pelo estilo minimalista, sabe que essa tendência tem tudo a ver com as cores neutras. Afinal, esses tons são leves e sutis por natureza, trazendo para sua casa aquela atmosfera suave e a sensação de amplitude que você tanto busca.

Se você está receoso de deixar o ambiente meio monótono e sem vida, nós temos a solução: escolha revestimentos claros para a parede e os pisos e harmonize a composição com móveis de madeira ou com alguma peça colorida. O resultado final é belíssimo, pois a tonalidade do item vai contrastar com os tons neutros, trazendo aquela dose exata de aconchego e estilo para os interiores.

Apenas lembre-se de que todas as cores escolhidas devem dialogar com o restante do decor, visando uma composição uniforme e harmoniosa. Então, mesmo que a ideia seja ter poucos móveis, cuide para que eles também reflitam a paleta de cores do ambiente.

Pronto! Essas são as principais dicas para aplicar o estilo minimalista em casa e ver sua decoração se transformar em um verdadeiro oásis de relaxamento. E pode apostar: depois de fazer uma decoração minimalista, os seus hábitos de consumo também se tornarão mais conscientes e você passará a viver uma vida mais leve em todos os sentidos.

Gostou deste post? Então comece a seguir a gente nas redes sociais e fique atualizado e por dentro de mais dicas como essas! Estamos no Facebook e no Instagram.

Posts relacionados

Deixe um comentário