almofadas decorativas almofadas decorativas

5 dicas para usar almofadas decorativas no seu apartamento

6 minutos para ler

Muitos são os recursos disponíveis para transformar o visual de uma residência. Entre tantas opções, algumas peças ganham destaque ao mudar a aparência de forma simples e rápida. É o caso das almofadas decorativas, presentes nos mais diversos tamanhos, formatos, cores e texturas.

Todas as casas e apartamentos têm, pelo menos, um exemplar, seja compondo o sofá da sala, seja enfeitando as camas dos moradores. A versatilidade do produto é tanta que fica difícil não desejar todos os modelos possíveis. Por falar em modelos, saiba que as lojas oferecem versões para todos os gostos e necessidades.

Curtiu a possibilidade de compor seu lar com belas almofadas? Então, fique de olho em nossas dicas e descubra como inseri-las em diversos espaços!

1. Combine com o estilo do ambiente

Os cômodos costumam ser trabalhados com base em um tema específico. Portanto, o primeiro passo é avaliar as características que predominam no local que receberá as almofadas. Se for uma sala com estilo moderno, por exemplo, é interessante pensar em peças com acabamento liso e que tenham poucos detalhes.

Um dormitório clássico ou romântico, por outro lado, pede objetos mais ornamentados e que tenham bastante informação. Nesse exemplo, você poderia incluir almofadas volumosas, com acabamento em capitonê, estampa floral ou com bordas repletas de franjas.

O importante é equilibrar o design das peças às cores das paredes, móveis e demais elementos presentes no recinto. Ainda assim, nada impede que você misture almofadas que contrastem com o ambiente — é uma ótima forma de agregar personalidade e criar pontos focais.

2. Considere o tamanho dos móveis

Pense na superfície que servirá de apoio para as suas almofadas decorativas. Se for uma poltrona pequena, por exemplo, a dica é apostar em modelos menores que se adaptem às dimensões do móvel. Se você colocar uma almofada gigante, a peça cobrirá boa parte do assento e do encosto, desvalorizando o conjunto.

Se tiver dúvidas, tire algumas medidas de móveis, como sofás, camas, bancos, cadeiras, espreguiçadeiras e pufes. Dessa forma, você conseguirá bons resultados por adequar o tamanho das almofadas a qualquer mobiliário — até uma rede de descanso pode funcionar.

Uma opção interessante é transformar parte do piso em área de estar. Pode ser um cantinho ao lado da TV, por exemplo. Sobre o chão, coloque um tapete macio e confortável e complete-o com almofadas de diversos tamanhos. As pessoas, principalmente as crianças pequenas, vão adorar!

3. Adapte o tecido das capas a cada época do ano

É comum ter vontade de organizar a casa de acordo com as estações. No Brasil, muitas regiões experimentam desde meses mais quentes até dias com temperaturas baixas. Portanto, uma ótima forma de deixar o lar mais agradável é adaptar sua decoração ao clima.

Para facilitar o entendimento, separamos as dicas em duplas de estações.

Verão e primavera

São épocas com temperaturas mais amenas que intercalam com dias abafados. Nesses períodos, é importante investir em capas de almofadas feitas com tecidos leves, lisos e que garantam sensação gelada ao toque. Peças de seda, cetim ou poliéster são bons exemplos.

Um toque a mais de frescor pode ser obtido se os tecidos forem trabalhados em cores claras, como branco, lilás, azul-turquesa e verde-água. As estampas que remetem a elementos da natureza também funcionam no verão e na primavera — flores, folhagens, aves, conchas etc.

Outono e inverno

Nas épocas mais frias, troque as capas de almofadas por modelos feitos com tecidos pesados e que tenham um toque fofinho. Veludo, pelúcia, pele fake e camurça são ótimas opções porque aquecem, deixam o ambiente mais aconchegante e garantem um visual requintado.

Nesse caso, como os tecidos já terão muita informação de textura, é interessante que suas cores sejam discretas para que mantenham o espaço equilibrado. Opções, como preto, marrom, cinza, roxo e bordô, são as preferidas, principalmente no inverno.

4. Intercale almofadas decorativas diferentes

Combinar as almofadas com a decoração não significa que você deva usar modelos completamente iguais. A variação nas cores, nos detalhes do acabamento e nas texturas sempre é bem-vinda para quebrar a monotonia e agregar estilo ao seu apartamento.

Sobre cadeiras amplas de madeira, que tal colocar almofadas brancas e cinzas trabalhadas com diferentes pontos de crochê? Outra opção é criar um jogo de peças com base em uma paleta monocromática. Assim, o conjunto poderia ter uma fila de almofadas com tons na seguinte ordem: magenta, pink, lilás e rosa bebê.

Além de diversificar na aparência, experimente testar arranjos variados. Uma fileira de almofadas em posição vertical, um grupo disperso no canto do sofá ou peças apoiadas no encosto de um banco. Já os modelos achatados e com pouca espessura resolvem muito bem a falta de estofado em alguns assentos.

5. Escolha os modelos com outras peças

Outra maneira incrível de acertar na composição com almofadas é adquiri-las com outros artigos na mesma loja. Dessa forma, você já compara as tonalidades, o design e as texturas dos produtos para determinar se combinam entre si para, então, levar tudo para casa.

Essa dica funciona melhor com tecidos, como cortinas, tapetes, mantas, cobertores e capas de futons. Ao comprar uma colcha vermelha para a cama, por exemplo, procure almofadas ou capas com cores que combinem. Opções em tons quentes, como laranja e amarelo, funcionam muito bem.

Se busca trabalhar com o tema náutico, você poderia apostar no seguinte conjunto: uma dupla de sofás com acabamento branco, acessórios que remetem ao mar, estantes e uma mesa de centro em madeira clara. Para arrematar, incluiríamos cortinas brancas, tapetes em azul-marinho e almofadas com listras nas cores cinza e azul.

São várias as possibilidades para testar de acordo com o seu gosto ou para se adequar a uma tendência específica. Em todo caso, é fundamental procurar almofadas decorativas de qualidade em lojas especializadas nesse tipo de acessório. Assim, você terá produtos bonitos e duráveis para valorizar os cômodos por muito mais tempo.

Gostou do artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Comece esse trabalho compartilhando o post com seus contatos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário