Começar a decorar um apartamento Começar a decorar um apartamento

Passo a passo: como começar a decorar um apartamento e acertar

10 minutos para ler

Depois de tanta dedicação para encontrar o apartamento dos sonhos, eis que chega a melhor parte: fazer as malas para a mudança e claro, e caprichar na decoração!

Afinal, queremos deixar tudo impecável e com a nossa cara, não é mesmo? Uma nova decoração sempre traz tantas possibilidades, renova os ambientes.

Mas é normal bater aquela insegurança e medo de errar nas escolhas na hora de decorar o apartamento, principalmente se for o seu primeiro imóvel.

Nessas horas, já começam a vir várias perguntas na nossa cabeça: como começar a decorar um apartamento do zero? Como decorar apartamento pequeno? Como decorar apartamento com pouco dinheiro?

Antes de mais nada, você precisa planejar a decoração, pensar no resultado final que espera e ir colocando no papel tudo o que você acredita que vai precisar para mobiliar a casa nova e quanto pretende gastar com tudo isso. 

Sempre leve esses dois fatos juntos em consideração! É um dos maiores segredos para não se arrepender depois e conquistar uma decoração maravilhosa!

Definir o estilo de décor também é primordial, pois assim fica muito mais fácil pesquisar referências, mesmo que queira mais de um estilo presente na decoração.

Para te ajudar nessa tarefa, que ao mesmo tempo difícil, é emocionante,  fizemos este post com o passo a passo para decorar apartamento. 

Acompanhe a leitura e mãos à obra!

Veja se há necessidade de reformas

Começar a decorar um apartamento é uma tarefa que demanda muita atenção, pois há uma série de detalhes envolvidos e que deve se atentar, como a possível necessidade de reformas. 

Mesmo escolhendo a dedo o imóvel, pode ser que você queira reformar o banheiro para deixar o cômodo mais amplo e arejado, ou construir uma bancada na cozinha, diminuir o espaço de um quarto para aumentar a sala… 

Ou então, quem sabe até mesmo criar um escritório para o seu trabalho home office ficar mais funcional, aproveitando a metragem do ambiente ao lado.

E não acaba aí! É importante verificar se também não será preciso fazer alguma reforma estrutural, como na rede elétrica ou hidráulica da residência. Esse tipo é bem comum.

Avalie todas as suas necessidades e, se for preciso, contrate profissionais especializados para fazer os reparos e se não for necessário alterar nada disso, pode ir direto à parte que mais interessa: a decoração do seu novo lar! 

Faça um bom planejamento

Por mais que bata a ansiedade, antes de focar na busca por inspirações para a nova decoração, pense no quanto você pretende gastar com a tarefa e quanto tempo tem para realizá-la. 

Fazer esse tipo de planejamento é essencial para poder curtir o novo lar o mais rápido possível, sem abrir mão do conforto e aconchego e, o melhor: sem dívidas desnecessárias!

Uma dica de ouro é anotar os seus objetivos e o que pretende fazer para atingi-los. 

Vai começar pelos móveis? Então pesquise por lojas confiáveis no segmento e avalie o custo-benefício de cada produto.

Estenda esse raciocínio para tudo mais que você for precisar: eletrodomésticos, acessórios, peças decorativas e afins. 

Assim, além de conseguir fazer um esboço completo da decoração e visualizar melhor tudo, agiliza o processo.

Pesquise tendências e inspirações

Um erro muito comum que acaba sendo cometido é fazer compras por impulso e só depois perceber que não era bem aquilo que estava querendo. 

Então vale a pena gastar um pouco do seu tempo refletindo sobre cada cantinho da casa: de quantos sofás você precisa? E de quantos armários? Qual será o material? E as cores? Qual estilo quero de decoração? Que ambientes quero mudar?

Quando o assunto é decoração, certamente não vão faltar tendências para inspirar seu projeto. Então a regra básica é: PESQUISE!

Busque por referências em canais de decoração, aplicativos como o Pinterest e muitos outros, até mesmo no Google! 

São milhares de blogs e perfis de decoração disponíveis na rede, reunindo tendências e inspirações para todos os gostos e estilos. 

Assim, será fácil encontrar ideias que tenham tudo a ver com a decoração que quer fazer e com o seu lar.

Pense quais são suas referências, que tipo de atmosfera você quer criar dentro de determinado cômodo/ambiente, como você imagina o resultado final…

Tudo isso é indispensável na hora de começar a decorar um apartamento. Seja ele seu ou alugado, essa parte não poderá faltar, principalmente se tiver um orçamento mais limitado.

A pesquisa e as referências vão ser suas aliadas nesses momentos. 

Quando se perguntar como decorar um apartamento pequeno, elas têm um papel crucial para que possa promover uma bela transformação e aproveitar o espaço que tem.

Defina um estilo de decoração

Dentro desse universo de possibilidades no mundo da decoração, é fundamental definir um estilo de décor para a composição, pois é ele que vai nortear a escolha de todos os itens decorativos. 

Mesmo que você seja uma pessoa que curte muitos estilos diferentes, escolha pelo menos um ou dois como preferidos.

Por exemplo: uma decoração clássica combina com cores neutras e móveis retos, enquanto um décor rústico tem tudo a ver com mobiliário de madeira e cores próximas à natureza, como tons verdes e terrosos.

Uma decoração mais moderna envolve móveis com cores, painéis, espelhos..

A paleta de cores, aliás, é outro grande norte quando vamos começar a decorar um apartamento. 

As paletas existem justamente para reunir tons que harmonizam bem entre si, evitando que você corra o risco de misturar tonalidades distintas que não vão formar boas combinações no seu projeto. 

Isso vale desde a pintura das paredes, passando pela cor dos móveis, até chegar a uma peça específica da decoração do apartamento, garantindo o equilíbrio visual de toda a composição. 

Invista em móveis de qualidade

Eis a dica de milhões para quem está começando a decorar: comprar móveis de qualidade. Não abra mão disso!

De nada adianta escolher um mobiliário apenas pelo preço mais baixo e depois ter prejuízo porque a peça não durou quase nada. Mas não pense que isso quer dizer que não poderá comprar um móvel em promoção, que seja mais barato que outros.

Comprar um móvel de qualidade significa pensar no custo-benefício como um todo, aliando beleza, requinte e durabilidade para o mobiliário da sua casa.

Quanto ao design dos móveis, tudo vai depender do estilo de decoração que foi mencionado anteriormente. 

Um móvel de design mais arrojado é perfeito para decorações modernas, enquanto peças clássicas combinam muito bem com uma atmosfera mais clean e de estilo minimalista

E aqui vai um segredo: quanto mais chamativo for um móvel, mais discreto deverá ser o restante da decoração. Dessa forma, você garante o equilíbrio do ambiente e deixa tudo harmônico no resultado final.

Capriche nos detalhes

Depois de pensar nas questões mais amplas, é hora de se concentrar nos pequenos detalhes do projeto. 

Objetos como espelhos de diversas formas, quadros dos mais variados tamanhos, arranjos de flores ou mais básicos, e demais objetos de gosto pessoal, porta-retratos, podem (e devem!) ser usados para complementar a decoração.

Você só precisa ter atenção e inserir esses objetos no cômodo/ambiente de uma forma que também dialoguem com a proposta e o estilo de decoração que ele possui.

Assim, você traz personalidade e beleza para o seu apartamento sem correr o risco de pecar pelo excesso ou criar uma decoração que não combine com os moradores.

Ninguém quer chegar em casa e não se sentir bem com o que vê. 

Por último, mas não menos importante: conte com lojas especializadas em decoração para encontrar produtos de qualidade e ter garantia de origem.

Seguindo essas dicas, vai ser muito fácil e empolgante começar a decorar um apartamento do zero, deixando tudo pronto bem antes do que se imagina! 

Depois de tudo pronto, é só olhar a agenda e marcar a data do open house!

Iluminação é essencial

A iluminação é um dos fatores que precisa ser levado em consideração no momento de decorar uma casa ou apartamento. É uma questão de dar equilíbrio e um toque especial na decoração do apartamento. 

Ela precisa ser muito bem avaliada, não apenas por uma questão de funcionalidade, mas também porque ajuda a valorizar a decoração que escolher. 

Imagine só, você faz toda uma nova decoração, fica animado, mas no fim, a iluminação não ajuda para que as mudanças se sobressaiam e todos possam apreciar a transformação que promoveu. 

Uma dica salvadora  é escolher lustres e luminárias sempre proporcionais ao tamanho dos cômodos/ambientes, pois assim você aproveita o máximo de  potencial de cada peça e móvel escolhido, e mantém a uniformidade da composição.

Aposte em móveis funcionais

De que adianta fazer uma bela decoração, investir em uma paleta de cores incrível e que combine com o seu estilo, objetos charmosos, se os móveis que escolheu não são adequados ao ambiente? Não valorizam o espaço disponível no seu apartamento?

Tão importante quanto todas as outras dicas que falamos por aqui, é apostar em móveis que sejam funcionais.

Não tem um quarto de visitas mas gosta de receber os amigos? Gosta de deitar com comodidade quando vai ver tv? Opte por um modelo de sofá cama confortável, que vai lhe proporcionar descanso e ao mesmo tempo acolher os visitantes sem ocupar espaço demais na sua sala de estar.

Este post com os 9 principais tipos de sofá pode ser de grande inspiração quando resolver mudar o seu e saber escolher o modelo ideal para o seu lar!

Busca por mais organização no quarto, mas quer um móvel que fuja um pouco do tradicional? Os closets abertos são uma opção perfeita, que une essas duas características.

Camas com gavetas embutidas, Painéis com nichos e compartimentos, escrivaninhas com estante em conjunto, são ótimos exemplos de móveis funcionais que vão contribuir para a sua decoração do apartamento.  

No site NaCasa, além de encontrar os melhores móveis, você também se depara com objetos de decoração para o seu apartamento excepcionais. Confira agora mesmo e se encante com nosso departamento de decoração!

Posts relacionados

Deixe um comentário