Comprar Cadeiras Comprar Cadeiras

Vai comprar cadeiras para sua casa? Então veja o que levar em conta

6 minutos para ler

Não basta ser bonita, uma cadeira realmente boa precisa ser confortável e resistente. Até porque, provavelmente elas serão alguns dos móveis mais utilizados da casa, levando em conta as áreas internas, como salas de jantares e escritórios, quanto às áreas externas, como varandas e terraços.

Comprar cadeiras pode não ser tão simples quanto parece! É preciso muita cautela para evitar erros na decoração e escolher peças que mesclam funcionalidade e estética ao mesmo em tempo que adaptam-se harmonicamente aos cômodos.

Ficou interessado? Então continue a leitura. Neste post, listamos os principais fatores a se considerar para compras as cadeiras certas!

Tipo de ambiente

Sem dúvida, comprar cadeiras para escritórios não é a mesma coisa que comprar cadeiras para a sala de jantar. Existem modelos específicos para cada cômodo, a fim de aproveitar ao máximo a funcionalidade das peças conforme cada parte da casa.

Por isso, a primeira coisa a se pensar é: que tipo de cadeira eu quero para cada ambiente da casa?

Na sala de jantar, os modelos de madeira nunca saem de moda! Clássicos, resistentes e muito fáceis de combinar, são perfeitos para compor o décor do cômodo com conforto e requinte.

Já para escritórios, modelos de couro são os preferidos. Além de serem extremamente confortáveis, cadeiras com estofado em couro podem durar uma vida inteira! Vale lembrar que nesse quesito, a madeira também não fica atrás.

Modelos amadeirados são muito utilizados também nas áreas externas da residência, como jardins e varandas, pois têm tudo a ver com a atmosfera campestre desses ambientes. A única ressalva é que, nesse caso, a madeira precisa ser previamente tratada para resistir às intempéries climáticas.

Qualidade e custo-benefício

De nada adianta comprar cadeiras apenas pela beleza se elas não tiverem boa durabilidade ou, pior, se forem desconfortáveis.

Já pensou que desastre fazer uma festa na sua casa e ver seus convidados pouco à vontade nas cadeiras? Pois é! Escolhendo uma peça de qualidade o conforto é garantido, assim como a resistência do material.

É claro que o investimento pode ser maior. Porém, em termos de custo-benefício, você estará fazendo o melhor negócio, pois com certeza a cadeira não irá precisar de reparos tão cedo. Dependendo da qualidade do material, você terá cadeiras bonitas e confortáveis por um longo tempo!

Tamanho e formato

O tamanho das cadeiras dependerá basicamente da sua necessidade e do décor do seu espaço.

Explicamos: para favorecer a harmonia dos ambientes, o ideal é que o tamanho da cadeira seja proporcional à metragem do cômodo. Quanto ao formato, as de corte reto também ajudam na simetria com mais facilmente.

Desse modo, inclusive, dá para aproveitar melhor os espaços, sem comprometer a circulação com peças robustas demais espalhadas pelo caminho.

Por outro lado, se você tem uma extensa cozinha gourmet na área externa da casa, pode usar e abusar de cadeiras maiores e até de formatos mais arrojados e assimétricos. Uma boa dica é posicioná-las em algum cantinho específico, como se estivesse compondo um lounge no espaço de convivência.

Já para o entorno das bancadas, prefira cadeiras menores e mais altas, do tipo banquetas, pois são mais funcionais nesses casos.

Conforto e funcionalidade

Como vimos, cadeiras não são meros objetos decorativos. O conforto deve ser a palavra-chave quando estamos falamos em comprá-las. Afinal, de nada adianta a peça combinar perfeitamente com a sua decoração se ninguém vai conseguir ficar sentado ali por muito tempo.

Quando for escolher os móveis, pense também na quantidade de cadeiras que serão necessárias — levando em conta o dia a dia em família e também receber os amigos em casa.

Não precisa exagerar na quantidade, mas é preciso ter cadeiras suficientes para todos. Se preferir, você pode complementar com assentos alternativos, como puffs que dialoguem com seu estilo de decoração. Fica um charme!

Material da cadeira

A escolha do material das cadeiras é bastante pessoal, pois depende do conceito de decoração da casa e, obviamente, da preferência dos donos.

Qualquer que seja o material escolhido, o mais importante é que ele seja de qualidade. Em seguida, listamos algumas opções curingas para você não errar.

Madeira

Requinte, durabilidade e muito aconchego. Se você comprar cadeiras de madeira com certeza terá móveis bonitos e funcionais por muito tempo.

Isso porque a madeira é um material resistente e de origem nobre, o que por si só deixa a decoração mais requintada. Sem falar que cadeiras amadeiradas combinam super bem com qualquer estilo de décor, desde o mais rústico até o mais contemporâneo.

Plástico

Ok, sabemos que o plástico é um material menos nobre. Por outro lado, ele é uma alternativa muito prática, alegre e econômica para decorar sala de jantar e as áreas externas da casa, como jardins, entorno de piscinas e ambientes de churrasqueiras.

Outra vantagem das cadeiras de plástico é que elas são resistentes às intempéries climáticas, aguentando firme o sol e a chuva.

Metal

Cadeiras de metal saem na frente no quesito durabilidade. Peças feitas em alumínio, aço ou ferro fundido têm enorme vida útil, além de harmonizarem bem com vários estilos.

A leveza de uma cadeira alumínio, por exemplo, super combina com uma pegada minimalista, enquanto cadeiras de ferro roubam a cena quando o assunto é requinte e imponência!

Fibra

Cadeiras fabricadas em fibras (naturais ou sintéticas) são as queridinhas de um estilo de decoração mais campestre.

Muito utilizadas para compor jardins e varandas, elas vêm ganhado destaque também nos interiores da residência, com a proposta de trazer os ares da natureza para dentro de casa. Que tal?!

Você pode ainda fazer uma decoração que mescle vários tipos de cadeiras em um único cenário. Essa é uma tendência moderna e muito criativa, que traz doses extras de estilo e personalidade para o seu lar.

A dica aqui é observar a altura das peças para que as diferentes cadeiras fiquem mais ou menos no mesmo nível. Assim, o bate-papo não ficará comprometido! E lembre-se: na hora de comprar cadeiras, conte sempre com uma loja especializada em móveis para ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade e alto padrão.

Nesse sentido, a NACASA Outlet pode ser uma ótima aliada! Que tal entrar em contato conosco e conhecer as melhores opções do nosso catálogo!

Posts relacionados

Um comentário em “Vai comprar cadeiras para sua casa? Então veja o que levar em conta

Deixe um comentário