5 ideias geniais de como usar espelhos na decoração

5 minutos para ler

Quer saber um segredo? Espelhos são mesmo mágicos.

Não, não é uma história da Carochinha. Longe disso…

Inclusive, os maiores especialistas de decoração de interiores já comprovaram e são unânimes em assegurar: “Espelhos são milagrosos!”

Isso porque são ótimos aliados na decoração de espaços e podem promover verdadeiras transformações em qualquer ambiente.

Espelhos têm o poder de ampliar os ambientes, preencher lacunas no décor e camuflar imperfeições. Além de serem excelentes para favorecer a iluminação e valorizar a composição do espaço. E sobretudo, um ornamento capaz de dar aquele Up em qualquer decoração.

E se você ainda não se deu conta disso, eu vou te mostrar como a magia acontece.

Vem comigo!

“Espelho, espelho meu”

Muito além das frases clichê, os espelhos são itens essenciais na decoração.

E eles existem há muitos, muitos anos.

Pesquisadores dão conta da existência de um espelho há cerca de 3 mil anos, antes de Cristo, na antiga Suméria, onde hoje é o Iraque.

Bem diferente do que temos hoje, os exemplares daquela época eram redondos e feitos de bronze polido, refletindo uma imagem completamente distorcida.

Também na China um espelho com essas mesmas características foi encontrado por historiadores. A peça era datada de 2 mil anos antes de Cristo.

Os espelhos de vidro só vieram a surgir no início do século XIV, desenvolvidos a partir de uma mistura de estanho e mercúrio aplicada sobre peças de vidro plano.

O cenário não poderia ser outro. Associados à beleza e à vaidade, os primeiros espelhos de vidro eram produzidos em Veneza, na Itália. Eram famosos pela qualidade e o método de fabricação era mantido em segredo, pelos artesãos venezianos.

De lá para cá muita coisa mudou. Os espelhos chegaram ao século XXI com uma configuração revolucionária. Tanto no formato, como no conceito. Bem diferentes dos pequenos objetos refletores da imagem de antigamente.

Hoje a peça se reveste de ousadia e está presente nos mais diversos espaços. E vem se consolidando como uma ferramenta valiosa nas mais diversas propostas de decoração e design da atualidade.

Entenda por que o espelho veio para ficar

Com ou sem moldura, sozinho ou aliado a outros acessórios, o espelho é um curinga. Combina com praticamente tudo e pode ser usado em todos os estilos de decoração. Por si só já confere luxo e nobreza a qualquer composição.

Uma coisa é certa…

Espelhos não tem limites.

Podem ser utilizados em todos os ambientes da casa e também de espaços comerciais. Hoje em dia, é difícil encontrar uma loja, consultório ou escritório que dispense o uso de espelhos em seus projetos de decoração.

Na casa, este acessório está presente até mesmo na cozinha e nos espaços gourmet. Acompanhando as linhas de decoração mais modernas, o espelho combina tanto com o sofá, a estante, ou a mesa de jantar, quanto com a mobília da cozinha e áreas externas. Sem contar que faz parte da estrutura de alguns móveis.

A verdade é que, nas mais diferentes versões, o espelho ganhou um espaço indiscutível no décor.

É tão amplo que corre o risco da gente se perder em meio a tantas possiblidades.

Por isso eu vou listar algumas ideias geniais para você fazer do espelho um verdadeiro aliado da beleza e do bom gosto na sua casa ou no espaço de trabalho.

Confira!

Descubra como usar espelhos na decoração

#1. Espelhos podem aumentar o tamanho de qualquer cômodo

Um espelho faz qualquer espaço parecer maior do que realmente é. Por isso se você quer dar a impressão de amplitude ou maior profundidade a qualquer ambiente, use e abuse dos espelhos. Indicado para apartamentos pequenos, lavabos e corredores.

#2. Quando o assunto é harmonia, não há regras

Espelhos agregam luxo, requinte e modernidade a qualquer estilo de decoração. Sem contar que valorizam as demais peças do ambiente. Por isso, na hora de escolher o espelho, use as mesmas referências de estilo. Se o cômodo tem um ar mais clássico, escolha espelhos com molduras douradas ou talhadas em madeira. Se o que você pretende é uma atmosfera mais moderna e futurista, um espelho com recorte inusitado ajuda a compor o ambiente.

#3.  Espelhos sem moldura são tendência

Não há dúvida de que espelhos sem moldura deixam qualquer ambiente mais moderno e despojado. Além de ser o preferido entre arquitetos e designers, este modelo é perfeito para locais pequenos, já que fica preso à parede, permitindo uma melhor movimentação entre os móveis. Além de dar muito mais charme aos ambientes.

#4. Invista em espelhos redondos

Talvez você não saiba… mas os espelhos redondos são ótimos para dar movimento e ritmo à composição dos ambientes. Por isso, a qualquer sinal monotonia, aposte em um espelho redondo. Com certeza, esta peça vai trazer um toque de charme ao décor. 

#5. Pode espelho, no hall de entrada?

Pode sim. Aliás, decoração com espelhos em hall, entradas e recepções está super em alta. O ideal é apoiar o espelho em esculturas, já existentes na decoração, ou na parede, sobre um aparador. É a ideia perfeita para personalizar o ambiente e trazer mais charme ao espaço.

Viu só?

Espelhos são mesmo mágicos. E entender a forma correta de inserir esses itens na decoração pode valorizar, e muito, seus espaços.

Quer saber mais sobre decoração e bom gosto?

Visite nosso site! Clique aqui e conheça toda a nossa linha de móveis e objetos que vão arrasar na sua casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário