Guia da sala de jantar: escolha as cadeiras sem errar

5 minutos para ler

Conta pra mim: você está plenamente satisfeita com as cadeiras da sua sala de jantar? Elas combinam com a decoração da sua casa e com a sua personalidade?

Escolher as cadeiras da sala de jantar parece coisa simples. Mas por que será que tanta gente erra na hora de escolher estes itens da mobília?

Perguntas como: qual a cor ou o material ideal ou qual o modelo que vai combinar com a mesa, são muito frequentes.

E isso esclarece uma questão muito importante…

As pessoas passaram a ter uma gama mais variada de cadeiras para escolher.

Portanto alguns critérios precisam ser levados em conta para não optar por modelos “nada a ver” para a sua sala de jantar.

Continue aqui comigo! Eu vou te apresentar dicas infalíveis para não errar na hora de escolher as cadeiras da sala de jantar. 

Já não se fazem mais cadeiras como antigamente

Foi-se o tempo em que as cadeiras eram itens vinculados às mesas e atuavam na mobília como meros coadjuvantes. Acompanhavam o móvel principal, no material, na cor e no design.

Qualquer coisa fora disso era considerado de extremo mal gosto.

Mas alguma coisa aconteceu…

E o que se percebeu, nas últimas décadas, é que as cadeiras passaram a ser consideradas como itens decorativos únicos. Capazes de complementar qualquer decoração com um toque mais moderno e original.

Esse novo conceito levou as cadeiras para um outro patamar, quando se fala em decoração.

Não que tenha ficado mais fácil escolher as cadeiras que combinem com a sala de jantar. Mas as possibilidades aumentaram e muito.

Em algum momento, você vai perceber que pode escolher qualquer cadeira para sua sala de jantar.

A única exigência é que ela combine exatamente com a sua personalidade.

A cadeira, essa protagonista da sua sala de jantar

Se você acompanha nosso blog, deve ter lido o nosso artigo sobre como escolher a mesa de jantar.

Não muda muita coisa em relação à mesa.

Sim, porque cadeiras e mesas são móveis complementares. E que podem combinar entre si e compor um ambiente moderno e arrojado. Mesmo destoando no que se refere a cor, material ou design.

O melhor de tudo isso é que é possível sair do tradicional na hora de escolher as cadeiras para a sala de jantar. Aliás, os grandes decoradores da atualidade têm apostado bastante neste conceito.

Para não errar na hora de fazer a escolha, é preciso ficar atenta a regras básicas de decoração.

Eu vou explicar…

Dicas para escolher cadeiras sem errar

#1. Conforto em primeiro lugar

A primeira coisa que você precisa pensar na hora de escolher as cadeiras para a sala de jantar é o seu conforto. Avalie se as medidas e a altura se adaptam perfeitamente à mesa, dando uma sensação de aconchego para quem senta. E se a altura permite que os pés toquem o chão ou mesmo se não vai ficar batendo os joelhos no tampo na mesa. Afinal, você e sua família precisam estar bem acomodados durante as refeições, não é mesmo?

#2. Se ligue na praticidade

Aqui, deve ser levado em conta o perfil dos moradores da casa. Se a casa possui crianças ou idosos, é importante escolher modelos sem quinas proeminentes e estofados confortáveis. O mesmo vale para casas com pets, que pedem cadeiras de material e tecidos mais resistentes. Em todo caso são sempre bem-vindos modelos com designs versáteis, que facilitem na hora de mover a peça e agreguem funcionalidade e beleza ao ambiente.

#3. Modelos e cores diferentes, sim!

Está super em alta, misturar cadeiras com cores e modelos distintos em uma mesma mesa. Você pode optar por variar tons de uma mesma cor ou alternar cores opostas, como preto e branco, por exemplo. Já o modelo das peças, pode ter apenas um ponto em comum com a mobília, formando um décor criativo e nada monótono.   

#4. E que tal apostar no translúcido?

Cadeiras translúcidas ou transparentes possuem um visual incrível. Uma aposta arrojada e criativa é misturar cadeiras transparentes às demais. Além da beleza da combinação, a peça transparente cria uma sensação de amplitude no ambiente. Sem contar que confere um ar moderno e futurista à decoração. Totalmente em alta!  

#5. Mantenha o equilíbrio visual

Hoje em dia há infinitas possibilidades de combinação na decoração. Na sala de jantar, já se tornou comum utilizar cadeiras fora do conjunto da tradicional mesa, criando um ambiente nada óbvio. Para não errar é preciso obedecer apenas a um critério: o do equilíbrio visual. E o segredo para imprimir harmonia na composição, é buscar móveis que tenham algo em comum. Como por exemplo, a cor, o material, a textura ou o formato.

Viu como é simples?

No final das contas, escolher as cadeiras para a mesa de jantar não é uma tarefa assim tão difícil.

Basta atentar para as inúmeras opções disponíveis no mercado e, principalmente, colocar a criatividade para funcionar.

Ficou na dúvida?

Clique aqui e confira nossas opções de cadeiras, ideais para compor um visual incrível na sua sala de jantar.

Posts relacionados

Deixe um comentário