Cristaleiras: opção para deixar seu apartamento muito mais charmoso

6 minutos para ler

Está em dúvida sobre como dar aquele up na decoração do apê? Sente que falta algo no décor para deixar o seu espaço ultra moderno? E se eu te dissesse que uma cristaleira pode deixar seu apartamento muito mais charmoso?

“Oi??? Você disse cristaleira?”

É isso mesmo! Não estou falando da casa da vovó, ou de uma fazenda interiorana.

A cristaleira é esse clássico que chega super moderna para dar um charme especial à decoração do seu apartamento.

Claro, eu entendo suas dúvidas. E é por isso mesmo que estou aqui para te falar mais deste móvel que está com tudo nos projetos de decoração mais atuais.

Vou te mostrar que a cristaleira é capaz de agregar charme à decoração do seu apartamento. E que a cristaleira pode representar o contraste com um décor arrojado. E vem realmente dar um ar de sofisticação para uma residência mais moderna como o apartamento.

Não entendeu ainda? Vem que eu vou te explicar melhor!

Vamos voltar no tempo, um pouquinho

Imagine que você está entrando agora em uma residência do século XIX, com seus móveis clássicos e luxuosos.

Na sala de estar (enorme por sinal) um grande sofá, estofado em capitonê, com assento ondulado e pés entalhados em floral. Duas grandes poltronas fazem conjunto, acompanhando o estilo clássico das peças.

A sala de jantar, no auge da sofisticação, tem como protagonista uma pesada mesa de madeira, ladeada por cadeiras estofadas e luxuosas. Em uma das paredes totalmente cobertas por cortinas e quadros centenários, está ela… a cristaleira.

Este móvel nasceu na Inglaterra do fim do século XVII e foi criado, originalmente, para guardar as louças da rainha Mary.

Apaixonada pela coleção de porcelanas em azul e branco, ela se recusava a guardá-la em caixas ou gavetas.

Por isso encomendou aos artesãos que criassem um armário de madeira, totalmente envidraçado, que permitisse a exposição da porcelana.

Não demorou muito e a cristaleira já tinha sido adotada no resto da Europa e nos EUA.

No Brasil, a cristaleira chegou na mobília da corte portuguesa. Uma situação que lhe rendeu títulos de poder e riqueza, ao longo do tempo.

Não havia uma mansão do início do século passado que não ostentasse uma cristaleira em sua sala de jantar e até mesmo na sala de estar.

A cristaleira nos dias de hoje

Os anos se passaram e a cristaleira nem tanto.

Engana-se quem pensa que ela deixou sua utilidade de lado e foi sendo aos poucos abandonada aos porões e antiquários. 

O que aconteceu é que, com o passar do tempo, este móvel se transformou.

Sem cristais e louças para guardar, a cristaleira ficou mais democrática. Hoje, ela guarda de livros, a coleções das mais diversas, como miniaturas e gibis.

O design da cristaleira também sofreu grandes transformações.

Os modelos mais recentes trazem layouts inovadores e atualíssimos.

Isso não quer dizer que os modelos vintage devam ser deixados de lado.

Eles super combinam com móveis modernos e arrojados, compondo um décor arrasador.

E o melhor… cabem direitinho na decoração de qualquer apartamento dos dias de hoje.

5 maneiras de deixar seu apartamento mais charmoso com cristaleiras

Cristaleiras são móveis clássicos, com uma função original de guardar peças de cristal.

De volta em propostas contemporâneas, elas ainda armazenam taças, louças e itens de decoração. E podem trazer muito mais charme e elegância a qualquer ambiente.

E por falar nisso, eu separei pra você uma lista de formas de se utilizar a cristaleira na decoração de apartamento.

E, com isso, deixar qualquer apartamento muito mais charmoso.

Veja algumas das suas aplicações!

#1. Sofisticação na sala de estar

Não importa qual o estilo da sua sala de jantar. Uma cristaleira é o móvel perfeito para criar combinações exclusivas com o sofá, o tapete e até mesmo a mesa de centro. Os modelos mais modernos, inclusive, trazem cores e inusitadas para combinar com qualquer décor. Um charme para quem tem coragem de ousar, mas não abre mão da sofisticação.

#2. Elegância e praticidade na sala de jantar

A cristaleira já frequenta bem espaços como salas de jantar e espaços gourmet. Isso porque ela compõe o ambiente, atendendo à demanda existente nesses locais. Em salas de jantar de apartamento, ela acompanha a mesa de jantar e cadeiras em suas funções e praticidade. Use sem moderação!

#3. Uma proposta ultra elegante para o quarto

Cristaleira no quarto? A resposta é SIM! Versátil, a cristaleira é ideal para compor uma decoração moderna e requintada. Sem deixar de lado a praticidade, é claro. No quarto, ela é uma vitrine para coleções e objetos decorativos. E serve também para organizar melhor o espaço, auxiliando na disposição de cestos e caixas, com itens pessoais que não couberem em guarda-roupas ou cômodas. O auge do bom gosto!

#4. Na cozinha, quebrando tabus

Cozinhas de hoje em dia são extremamente modernas. A presença de móveis e eletrodomésticos inovadores faz desses ambientes, ícones da modernidade e evolução. A cristaleira aparece neste cenário, como uma proposta nada óbvia, destacando o contraste entre os elementos. Sem dúvida, um conjunto ousado e atual. 

#5. Um escritório muito mais moderno

A cristaleira é um móvel bastante versátil. Não bastasse, estar presente na sala de estar ou de jantar, e até mesmo em quartos e cozinhas, a cristaleira substituindo com sucesso, estantes, mesas e escrivaninhas. E é esse papel que ela cumpre no escritório. Além de ajudar a organizar livros e itens de trabalho, ela exemplares bem à vista, facilitando a retirada, durante o estudo ou trabalho. Sem contar que é uma bela vitrine para suas obras favoritas.

Conclusão

Não há dúvidas que cristaleiras são peças altamente decorativas. Afinal, são móveis lindos e sofisticados.

Mais que isso, a cristaleira é um móvel prático e funcional, capaz de guardar cristais, louças e memórias.

Ao longo dos anos, a cristaleira ganhou novas leituras e passou a ser utilizada para guardar uma infinidade de itens, como livros e bijuterias.

Como se vê, esse móvel veio, aos poucos, adaptando-se às novas necessidades do nosso tempo. E você não vai querer dispensar esta peça tão essencial na decoração do seu apartamento, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Vai correndo no site da NACASA e conheça nossas linhas de móveis modernas e atuais, que vão deixar seu apartamento ainda mais elegante e sofisticado. Clique aqui e surpreenda-se com nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário