Tendência para decoração Tendência para decoração

Acompanhe as tendências para decoração em 2019

6 minutos para ler

O ano de 2019 está chegando e, junto com ele, vem a vontade de fazer planos e programar mudanças. Nesse contexto, muita gente também quer ficar por dentro das novas tendências para decoração e dar uma atmosfera diferente ao lar. 

Por meio da decoração, é possível aproveitar o melhor que um ambiente pode oferecer, dando a cada espaço funcionalidade, beleza e personalidade. 

Quer conhecer as melhores tendências para decoração que 2019 já está trazendo? Então continue a leitura! 

Formas orgânicas

Uma decoração com base em linhas sinuosas traz delicadeza e fluidez aos espaços. Por isso, uma das maiores tendências para decoração em 2019 são os móveis e peças decorativas arredondados, como sofás, poltronas, mesas, luminárias, vasos, nichos, espelhos e almofadas, cujo visual remete à estética dos anos 1970. 

Essa preferência por formas orgânicas tem crescido ao longo dos últimos anos como um contraponto à rigidez e ao excesso de racionalidade que tomam conta da paisagem no nosso cotidiano, especialmente no de quem vive nas grandes cidades. 

O círculo é a maior expressão de uma linha sinuosa. Representa uma busca por conexão com a natureza e até mesmo uma maneira de elevar a espiritualidade. Portanto, não tenha medo de apostar nas formas orgânicas! 

Padrões geométricos 

Apesar da tendência das formas arredondadas e fluidas, as estampas que mais têm feito sucesso e prometem tomar conta da decoração em 2019 são compostas por padrões geométricos.  

Nesse caso, as figuras assimétricas são as mais usadas, principalmente para fugir do convencional e das grandes proporções. Elas podem aparecer tanto na aplicação de padronagens em superfícies extensas como em tecidos, papéis de parede e tapetes.  

Outra forma de trazer esse padrão para a sua decoração de maneira simples é compor uma pintura geométrica em uma ou duas paredes da casa. Seja contratando um pintor profissional ou ao melhor estilo “faça você mesmo”, o ideal é escolher dois tons semelhantes e um diferente para causar contraste. Uma boa ideia é a combinação de dois tons de cinza com o rosa antigo. 

Mármore 

As pedras naturais, com destaque para o mármore, também estão entre as melhores tendências para decoração do próximo ano. Elas podem estar presentes em revestimentos para pisos, paredes e bancadas e até mesmo em pequenos objetos decorativos. 

Para aproveitar a beleza dos veios e linhas característicos do mármore, por exemplo, vale apostar não só nos materiais estruturais, mas também em quadros, tecidos e itens de papelaria.  

Já para quem sonha em revestir o piso com mármore, uma dica inteligente é investir em porcelanatos ou revestimentos cerâmicos que reproduzam o design do material original. Isso porque os fabricantes têm aperfeiçoado cada vez mais esse tipo de tecnologia. Seu orçamento agradece! 

Materiais sustentáveis 

A preocupação com o meio ambiente está longe de ser um detalhe. Hoje em dia, é um fator que, quando tratado com seriedade, traz muita visibilidade para as empresas e grandes benefícios aos consumidores, principalmente em termos de redução no consumo de energia e melhoria na qualidade de vida. 

Mas é preciso ficar atento: nem todos os materiais ou produtos que possuem esse apelo são, de fato, sustentáveis. Por isso, pesquise antes de comprar e verifique, por exemplo, se as madeiras são certificadas, se as tintas não emitem gases tóxicos prejudiciais à saúde ou se a fabricação e transporte do produto causam muitos impactos ao meio ambiente. 

Um cuidado imprescindível da sustentabilidade no design e na decoração é a redução da geração de resíduos. Aqui, a máxima é evitar comprar materiais construtivos e outros objetos em excesso, reaproveitar o excedente, reusá-los com novas funções ou colocá-los à disposição de cooperativas que trabalhem com a reciclagem. 

Verde dentro de casa 

As plantas nunca saem de moda! Justamente por isso, são sempre bem-vindas em qualquer decoração, trazendo vida e natureza para dentro de casa. Algumas espécies, além de lindas, são muito úteis para ajudar a purificar o ar local — uma ótima vantagem se pensarmos na atmosfera repleta de poluição das nossas cidades, certo? 

Caso você não saiba ou não tenha tempo para cuidar de plantas, boas escolhas são as suculentas e os cactos, que são espécies duradouras e exigem pouca manutenção. Se preferir, arranjos de folhas e flores ficam ótimos em vasos com água — no entanto, necessitam de trocas periódicas para evitar aquele aspecto murcho e triste. 

Ideias inovadoras para investir no verde em casa são os quadros com aquarelas ou pinturas minimalistas de vegetação e até mesmo folhas emolduradas em vidro e metal. Assim, você pode aproveitar o frescor e o visual das plantas sem que elas exijam cuidados constantes. 

Paletas modernistas 

As paletas modernistas são muito populares nas obras de arte e nos móveis de meados do século XX e incluem tonalidades mais sóbrias, como azul-escuro, amarelo-fechado, vermelho-terracota, verde-petróleo e vinho.  

Por isso, são poderosas e cheias de personalidade, sem serem vibrantes demais — características que conferem a qualquer espaço uma sofisticação sem igual. Assim, razoavelmente discretas, as paletas modernistas são uma tendência de decoração muito bem-vinda para uso tanto em interiores residenciais como comerciais e corporativos.  

Living Coral, a cor do ano de 2019 

Apesar das paletas modernistas estarem em alta, a cor do próximo ano é muito mais irreverente. O Living Coral, escolha para 2019 da Pantone, tem uma natureza mais animada e quente que traz conforto, reforça a familiaridade e energiza tanto o espaço como seus usuários. 

Mesmo sendo uma cor alegre e divertida, está bem longe de se aproximar de um visual infantil. Pelo contrário: possibilita uma gama de combinações sofisticadas e espontâneas. 

Assim como o Living Coral, as outras cores que compõem as principais tendências para decoração em 2019 seguirão uma linha mais terrosa, trazendo, no entanto, variações um pouco mais fechadas que o tom original. Para compor com a cor do ano, aposte no bege, capuccino e verde.

O Living Coral da Pantone vai muito bem na pintura da parede, em revestimentos, objetos de decoração e até em peças de mobiliário. Tudo depende do seu gosto pessoal! 

Gostou de conhecer as melhores tendências para decoração em 2019? Agora que você já está inspirado para fazer a mudança que sempre quis na sua casa, siga nossas redes sociais e continue ligado nas nossas novidades! Estamos no Facebook e no Instagram. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário