7 dicas imperdíveis de decoração para apartamento

6 minutos para ler

Você mora em apartamento ou vai se mudar para um? Está tranquila com esta opção e já sabe o que vai usar na decoração para apartamento? Ou está achando difícil conciliar elegância e conforto em uma moradia com ambientes reduzidos?

Se você está confusa quanto à decoração para apartamento, este artigo é para você!

Já faz um tempo que eu quero falar sobre isso aqui no blog. E eu vou explicar por que.

A cada dia, cresce o número de pessoas que moram em apartamento. Pelos mais variados motivos, essa é uma escolha que cresceu bastante, nos últimos anos.

O que ocorre é que, mesmo morando em espaços mais compactos, as pessoas não querem abrir mão do conforto, no dia a dia.

Elas querem se sentir bem em casa, usufruindo de ambientes acolhedores, bonitos e que expressem suas personalidades.  

É claro que elas querem estar assim em qualquer lugar em que residam. Mas estes outros modelos eu vou abordar em outros artigos. Agora eu quero falar com você, sobre a decoração para apartamento.

Senta aqui, que vou te explicar melhor!

Conheça mais sobre o perfil de moradia vertical

Os números não deixam dúvidas. A cada dia, o Brasil se torna mais vertical.

Quem diz isso é um levantamento feito com base nas edições anuais da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em agosto do ano passado.

O estudo revela que, de 1984 a 2019, o número de apartamentos no Brasil cresceu 321%. Ou seja, em 35 anos, foram construídos no pais 7,8 milhões de novos apartamentos no país.

Este fenômeno expressa um novo perfil de moradia do brasileiro. Com as residências cada vez mais verticalizadas, surgem novas possibilidades de decoração para apartamento.

Descubra as tendências da decoração para apartamento

Não há limites para o bom gosto na decoração para apartamento. O mercado conta com uma infinidade de opções. E qualquer uma pode ser utilizada para dar a este modelo de moradia, beleza, conforto e requinte.

Além, é claro, de muita personalidade.

Absolutamente, todos os estilos podem ser utilizados na decoração para apartamento. Alguns deles já foram assunto aqui do blog. Como o estilo minimalista, por exemplo.

O ideal é fazer um recorte do seu estilo, criando uma ambientação para todos os cômodos da casa.

Mas o que escolher? Por onde começar? Na dúvida, confira nossas 7 dicas de decoração para apartamento!

7 dicas para não errar na decoração para apartamento

#1. Defina a função de cada espaço

Antes de escolher o estilo da decoração do apartamento, é preciso definir qual a função de cada espaço. Os projetos atuais são bastante versáteis e repletos de possibilidades. Com isso, a delimitação de cada dependência costuma ficar a cargo da decoração. O mais comum é a demarcação dos diversos tipos de sala, com a mobília. Um bom exemplo disso é a utilização de um aparador ou buffet para separar a sala de estar da sala de jantar. Sem contar os sofás-camas, que cumprem duas funções no mesmo cômodo. Genial, né?

2. As cores ditam o tom

Apartamentos são opções reduzidas de moradia. Até mesmo os modelos mais amplos, costumam ter alguma limitação de tamanho. Por isso, a escolha correta das cores é essencial para que os seus espaços evidenciem uma atmosfera de amplitude. Uma boa dica é basear a decoração dos cômodos em uma paleta de cores. E, a partir dela, buscar móveis e objetos de decoração que combinem. Os tons principais podem estar presentes em um sofá ou mesa de jantar, por exemplo. Ou até mesmo em elementos que vão compor o restante da decoração. E não se esqueça… sempre conversando entre si.

#3. Complemente a decoração com tapetes e quadros

Para quem não sabe, tapetes e quadros sempre estiveram em alta. A boa notícia é que esses objetos de decoração não se restringem às salas. E, hoje em dia, estão mais integrados à mobília que nunca. O tapete pode, inclusive, se tornar um protagonista do décor. Para tornar esta peça um item principal da decoração, basta optar por cores mais fortes. Já os quadros são elementos interessantes em qualquer cômodo. Uma boa dica é compor uma parede com tamanhos variados de quadros. Um charme só.

#4. Iluminação é essencial

Apartamentos são espaços que requerem uma boa iluminação. Aliás, por si só, uma boa iluminação já é um item de decoração. Além de incríveis, as opções são infinitas. Pendentes e luminárias, por exemplo, não precisam ficar restritos às mesas de jantar. Eles podem ser utilizados para criar uma iluminação indireta em sofás, poltronas ou banquetas. O bom gosto aqui é indiscutível.

#5. Conheça seu estilo

Uma boa decoração deve expressar o estilo próprio dos moradores da casa. Neste caso, do apartamento, não é mesmo? Pois saiba que em ambientes compactos a personalidade deve ser expressa de forma ainda mais impactante. Uma essência que deve ser refletida nas cores, no design da mobília e também no estilo da decoração. Pense em usufruir de momentos únicos, em uma sala aconchegante, com um sofá que é a sua cara. Ou do conforto de um quarto, decorado com sua cor preferida.

#6. Inclua plantas na decoração

Mesmo morando em um apartamento, você não precisa perder o contato com a natureza. Aliás, a decoração com plantas está cada dia mais em alta. Sem contar que é uma maneira sensacional de deixar a casa muito mais bonita e acolhedora. Aqui não há segredo. Espalhe vasos de plantas pela casa, mantendo o foco em criar um visual harmonioso com o estilo de decoração que você escolheu. É o ápice da sofisticação.

#7. Qualidade não é opcional

Poucos elementos são tão importantes para a decoração de uma casa como a qualidade da mobília. Para quem não sabe, a elegância do décor anda lado a lado com a qualidade da mobília. Por isso, se você quer uma decoração que valorize o seu apartamento, deve investir em móveis de qualidade. Acredite, não tem erro!

Conclusão

Morar em apartamento não é desculpa para descuidar da decoração.

Muito pelo contrário, é um excelente motivo para caprichar no décor, compondo ambientes confortáveis e aconchegantes, que contribuam para o seu bem-estar e da sua família.

Nessa hora, é preciso escolher com inteligência.

Busque peças bonitas e de boa qualidade, itens modernos e funcionais, que tragam conforto e aconchego para seus espaços.

No site da NACASA, você pode conhecer todas as tendências que vão deixar seus ambientes ainda mais incríveis. Para conhecer nossa linha de móveis e objetos de decoração, clique aqui! Você vai se surpreender com nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário