Como decorar cômodos pequenos de maneira inteligente? Descubra! Como decorar cômodos pequenos de maneira inteligente? Descubra!

Como decorar cômodos pequenos de maneira inteligente? Descubra!

6 minutos para ler

Já parou para pensar o quanto é importante aproveitar todo o espaço disponível dos cômodos pequenos? Com isso em mente, é preciso decorar de maneira inteligente objetivando a valorização do espaço ao mesmo tempo em que se preza pela praticidade de uso durante o dia a dia e a beleza visual do cômodo.

Assim, enfatizando o charme que os ambientes pequenos têm, e deixando-os ainda mais funcional. Para isso, é preciso elaborar um bom planejamento para não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro, como a aquisição de um móvel que não caiba no local ou que tome conta de todo o ambiente sem proporcionar acessibilidade fácil e utilidade durante a rotina.

Além disso, é preciso ter cuidado ao selecionar os móveis, pois o ideal é que eles ofereçam dupla função ou sejam planejados de acordo com as medidas do ambiente. Para saber mais sobre as dicas que separamos para você, acompanhe a leitura agora mesmo!

Tenha um bom planejamento

Uma dica para fazer um bom planejamento é desenhar em um papel o formato do ambiente e colocar as medidas de cada lado das paredes. Além disso, é importante sinalizar onde há janelas e portas com as suas respectivas medidas.

Desse modo, fica mais fácil visualizar todo o ambiente. Consequentemente, pode-se analisar diversas formas de como posicionar cada móvel no local da melhor maneira possível.

Lembre-se de que é fundamental levar alguns pontos ao estabelecer o local dos itens em um cômodo, como a iluminação natural que vem da janela e a facilidade de acesso pela porta até o interior do ambiente.

Não se esqueça de ter todas as medidas dos móveis para se certificar de que eles caberão perfeitamente no ambiente sem ocupar mais do que era esperado. Tenha em mente que esse cuidado também é essencial para evitar a possibilidade do móvel ser maior do que o espaço disponível do local. Portanto, meça as paredes e evite dores de cabeças futuras com problemas que teriam uma solução simples com um bom planejamento.

Utilize espelhos nas paredes

Uma grande truque para fazer cômodos pequenos parecerem maiores é com o uso de espelhos. O espelho proporciona a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é. Com isso, as dimensões do local são otimizadas e há uma percepção de amplitude, que faz com que se tenha mais conforto visual e, consequentemente, bem-estar.

É possível optar por espelhos grandes na sala de jantar, no hall de entrada ou em um corredor da casa. Para a sala de jantar, é interessante colocar um espelho grande que vá até o chão ou da metade da parede até o teto em apenas um lado ambiente.

Já no segundo do hall, pode-se colocar um espelho grande com uma moldura de madeira rústica em cima do aparador, criando, assim, um cantinho cheio de aconchego e personalidade.

Em quartos pequenos, uma dica é apostar em armários de madeira que tenham porta de correr com espelho do chão ao teto. Essa é uma excelente maneira de aproveitar por completo o espaço do quarto e ainda proporcionar amplitude visual com o efeito que o espelho causa. Assim, o quarto será mais agradável, e não causará sensação de aperto.

Aposte em prateleiras

Uma ótima maneira de deixar a casa bonita e organizada, principalmente quando se trata de um ambiente pequeno, é apostando no uso das prateleiras. Elas podem ser instaladas em todos os cômodos, como cozinha, quarto, sala de estar, escritório, varanda, banheiro, entre outros.

Ela ajuda a decorar a casa com a exposição de porta-retratos e souvenires, por exemplo, e também facilita a organização de diversos itens, seja livros, pastas com documentos, porta-chaves etc. Ou seja, uma estante com prateleiras é ideal para quem busca ordem e beleza em apenas um móvel.

Além disso, ela ajuda a implementar o estilo de decoração que se busca criar no ambiente. Para uma decoração moderna, é possível apostar em estantes de madeira com prateleiras de vidros. Já em uma decoração industrial, uma dica é utilizar estantes de aço com prateleiras de madeira.

Para quem não quer errar de forma alguma na escolha da estante, o indicado é optar pela que seja de madeira. Isso ocorre, pois além da madeira ser um ótimo material (afinal, apresenta durabilidade e resistência), ela também é bonita e versátil.

Ou seja, com seus tons terrosos, é muito fácil implementá-la em qualquer estilo de decoração. Com isso, é muito difícil errar no visual do ambiente ao escolher por esse tipo de móvel.

Aproveite todos os espaços de maneira inteligente

Quando se trata de ambientes pequenos, é essencial aproveitar o espaço de forma inteligente. Isso significa evitar itens que ocupam muito espaço e que não proporcionam muita praticidade no dia a dia dos moradores da casa.

Assim, uma dica é apostar no estilo de decoração minimalista, em que só é colocado no cômodo aquilo que ofereça funcionalidade na rotina. Ou seja, siga o famoso ditado “menos é mais”, e deixe o ambiente com um visual clean e elegante. O importante, aqui, é buscar sempre utilidade em todos os elementos que estiverem presentes no local.

Use móveis planejados e que ofereçam dupla função

Para aproveitar a funcionalidade dos móveis, o ideal é preferir os que ofereçam dupla função, como os baús de madeira, que além de decorar e servirem como mesinhas e também ajudam a armazenar os itens pessoais dos moradores da casa. Assim, enfeitando o ambiente enquanto tudo fica em ordem.

Os móveis planejados também são ótimos para quem quer aproveitar o espaço com sabedoria. Afinal eles seguirão as medidas exatas do local, respeitando as dimensões e o que é apropriado para determinado local. Por isso, vale a pena fazer esse tipo de investimento que proporcionará uma casa funcional e cheia de beleza.

Com essas dicas, é possível criar uma decoração inteligente em cômodos pequenos de forma a aproveitar da melhor forma o espaço disponível do ambiente. Coloque logo as nossas sugestões em prática e deixe a sua casa mais bonita e funcional!

Agora que você já sabe como decorar cômodos pequenos da melhor maneira possível, que tal ficar por dentro de como criar nichos na decoração de sua casa? Confira e saiba mais sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário