Em meados do século XV, o uso de diversos tipos de penteadeira fez parte da mudança de valores e tradições medievais adotadas naquela época. Esse período da história conhecido como Renascimento, foi marcado pelo interesse do público feminino em cuidar mais de sua aparência, não sendo, portanto, um cuidado exclusivo das famílias reais e da nobreza em geral.
Em outras palavras, passou-se a surgir o hábito de se arrumar em frente a uma penteadeira, mudando completamente o comportamento das mulheres. Desde então, reúne funcionalidade e elegância, trazendo charme tanto para o ambiente quanto para as pessoas. Seis séculos depois, o móvel que foi inspirado na mesa de barbear continua sendo ponto de apoio para quem deseja se arrumar com facilidade.
Se interessou pelo assunto e deseja saber mais detalhes sobre o tema? Então, continue a leitura do texto até o final e confira as dicas e informações que preparamos para você!
Afinal, o que é uma penteadeira?
Esse tipo de mobília é o segredo para a composição de um quarto feminino desde a implantação deste conceito. Afinal, ele está diretamente relacionado à sofisticação do ambiente, aliado à praticidade que oferece à organização de objetos pessoais. Embora seja muito comum a sua utilização nos dormitórios, é também possível encontrá-los nos banheiros e closets.
De modo geral, esse móvel foi criado para que as mulheres pudessem colocar os seus produtos de beleza e outros objetos pessoais em um local adequado. Nesse sentido, uma penteadeira oferece a oportunidade de acomodar joias, acessórios, maquiagens e ainda manter o ambiente mais bonito.
Quais os tipos de penteadeira existem no mercado?
Embora não seja um artigo prioritário na vida da maioria das pessoas, apostar no seu uso é uma estratégia muito interessante. Afinal, essa mobília tem características multifuncionais, ou seja, exerce diversas funções para deixar sua rotina ainda mais prática — sem abrir mão seu poder de sofisticação.
Confira, a seguir, quais são os principais modelos, características e funções das penteadeiras na atualidade. Assim, ficará mais fácil se decidir na hora de escolher qual opção combina melhor com o seu estilo.
Camarim
Esse modelo é ideal para as mulheres que adoram se maquiar. As inúmeras lâmpadas de LED estrategicamente posicionadas em volta do espelho permitem uma iluminação adequada do rosto, o que auxilia e muito na hora de fazer uma boa make. Por isso, é fundamental escolher as lâmpadas com cuidado, afinal, o tom e a luminosidade podem interferir na hora da maquiagem.
Além disso, a penteadeira camarim conta com uma abertura central que pode ser utilizada como porta-joias. O diferencial é que com a cobertura de vidro, é possível escolher qual peça utilizar mesmo sem retirá-las. Outro destaque importante desse modelo fica por conta do seu layout mais clean. Essa penteadeira costuma utilizar linhas retas e poucos detalhes e, por isso, combina perfeitamente com vários tipos de decoração.
Provençal
De linhas curvas e sinuosas, apliques em madeira e diversos detalhes entalhados, essa forma de decorar surgiu nos anos 1700 na região de Provença, localizada ao sul da França. Bastante comum na atualidade, o estilo provençal é muito buscado por seu ar romântico e fino acabamento, afinal, utiliza estampas delicadas e tons marcantes.
Penteadeiras provençais, por sua vez, podem ser encontradas em diversos modelos. Contudo, suas características básicas são sempre mantidas, ou seja, suas formas delicadas e refinadas. Um detalhe importante é que, embora seja utilizada comumente em ambientes mais clássicos, é possível apostar em tons neutros e rústicos, ampliando o poder de combinação com diversas decorações.
Além disso, o modelo provençal oferece uma gama de cores disponíveis no mercado. Nesse caso, é muito importante ficar atento ao estilo do ambiente que a penteadeira será instalada, para que não entre em conflito com a cor da parede, por exemplo. Outro detalhe é que esse tipo de mobília apresenta uma vida útil maior, assim, o modelo deve estar em harmonia com os demais aspectos do ambiente.
Moderna
Os espaços residenciais estão cada vez mais compactos e a redução drástica dos ambientes tem gerado a necessidade de móveis funcionais. Nesse sentido, um dos tipos de penteadeira mais comuns da atualidade, os modelos modernos, são famosos por oferecer praticidade e versatilidade na rotina de quem usa. No geral, esse tipo de objeto pode ser aproveitado também como escrivaninha e até mesmo como mesa de estudos.
As penteadeiras modernas são dobráveis, o que facilita o surgimento de novas funções. Nesse caso, os espelhos, as maquiagens e os porta-objetos ficam em segundo plano e podem ser facilmente acionados quando for necessário.
Espelhada
Os espelhos são objetos muito utilizados na decoração por sua capacidade de agregar mais elegância às peças sem a necessidade do uso de muitos adereços. Por isso, esse tipo de mobília pode ser melhor empregada no conceito minimalista, pois agrega a funcionalidade e elegância com o mínimo de detalhes externos. Além disso, há modelos disponíveis para diversos gostos pessoais, desde peças vintage até o estilo camarim.
Por outro lado, a penteadeira espelhada pode ser difícil de ser encontrada em qualquer loja, justamente por seu perfil luxuoso e fino acabamento. Contudo, se você não quer abrir mão de um produto como esse, é possível encomendar sua produção diretamente em empresas que oferecem móveis planejados. A desvantagem é que, nesse caso, os valores praticados costumam ser mais elevados.
Como usá-la na decoração de casa?
O primeiro passo para combinar esse tipo de mobília é observar o tamanho do ambiente e o estilo de decoração onde ela será utilizada. Leve em consideração aspectos como o design, cores e, principalmente, a sua funcionalidade. Vale ressaltar, porém, que a escolha não depende unicamente do gosto pessoal. Por isso, é muito importante ponderar o projeto do imóvel tanto arquitetônico quanto estrutural.
Como destacamos anteriormente, é possível acomodar uma série de objetos pessoais nesse tipo de móvel. Sendo assim, basta usar sua imaginação na hora de definir o seu estilo de decoração. No quarto ou banheiro, por exemplo, ela poderá ser utilizada para comportar todas as maquiagens, joias, bijuterias e até mesmo substituir o criado mudo.
Por outro lado, também é bastante comum o seu uso na sala, servindo como aparador ou bar. Assim, é possível acomodar copos, potes, guardanapos ou talheres. Ainda, se decidir reservar um espaço em seu escritório, alguns modelos podem servir perfeitamente como escrivaninha, comportando blocos de anotações, canetas, lápis e demais acessórios.
Existem diversos tipos de penteadeiras no mercado atual, cada uma delas apresentam características e funcionalidades que foram pensadas para auxiliar o seu dia a dia. Com essas informações, fica mais fácil utilizar a mobília de forma adequada, agregando valor aos seus ambientes, não é mesmo? Sempre que houver dúvida, prefira móveis multifuncionais e que combinem harmoniosamente com sua decoração.
Agora que você já sabe como utilizar a penteadeira como excelente objeto decorativo e funcional, o que acha de compartilhar conosco suas ideias e opiniões sobre o assunto? Para continuar essa conversa, deixe o seu comentário na publicação.