parede de quadro negro parede de quadro negro

Conheça 5 dicas fundamentais para ter uma parede de quadro-negro

6 minutos para ler

O acesso rápido a blogs, vídeos e outros conteúdos traz facilidades na hora de acompanhar as tendências de decoração. Recentemente, uma opção que tem feito a cabeça das pessoas mais antenadas é a parede de quadro-negro.

Trata-se de uma novidade que agrada a diferentes públicos porque permite dar asas à imaginação e decorar a casa de forma criativa. Por estimular a anotação de frases com recados, desenhos e símbolos, a solução também ajuda a organizar a rotina dos moradores.

Já deu para perceber que bons motivos não faltam para investir na ideia e deixar seu lar na moda, certo? Se você deseja saber como fazer isso, acompanhe as nossas dicas e arrase no projeto!

1. Escolha o ambiente que deseja decorar

O efeito quadro-negro (lousa) dá ao ambiente uma atmosfera jovial e descontraída, por isso, se tornou popular em diversos estabelecimentos comerciais. Agora a proposta surge em casas e apartamentos que demandam uma decoração diferenciada e cheia de estilo.

Considerando que todos os cômodos têm paredes, é possível aplicar a técnica em qualquer lugar, especialmente nas áreas sociais. Salas, quartos, corredores e hall de entrada são os locais preferidos, mas muita gente tem apostado em lousas customizadas para organizar a cozinha.

Outra possibilidade é aplicar quadros-negros em ambientes utilizados para estudos ou trabalhos, a exemplo dos escritórios e ateliês. Isso prova que as possibilidades são inúmeras e merecem ser testadas. Cabe a você definir qual lugar da casa merece receber um recurso tão interessante.

2. Opte pelo material com o melhor custo-benefício

Embora o termo quadro-negro remeta a uma placa semelhante àquelas utilizadas nas escolas e universidades, existem diferentes formas de obter a aparência de lousa. É importante que você conheça as opções existentes no mercado para encontrar um material que alie qualidade e bom preço.

Veja, a seguir, algumas alternativas disponíveis.

Quadro

É o item mais tradicional porque combina molduras e uma peça plana com superfície de lousa. Há modelos de todos os tamanhos e formatos, em lojas físicas e virtuais. Você pode escolher uma versão grande para cobrir boa parte da parede ou instalar várias unidades menores na superfície desejada.

Tinta

Outra dica é trabalhar com pinturas especiais. Muitas pessoas não sabem que existem tintas próprias para criar camadas que simulam a textura das lousas. São ótimas opções para quem deseja paredes com um visual mais simples ou no estilo minimalista, já que dispensam as extremidades emolduradas.

Adesivo

Existem adesivos e papéis de parede em todas as cores e estampas. Logo, é fácil encontrar modelos em tons de preto ou verde-escuro, com acabamento especial para receber riscos de giz. Assim como a tinta lousa, esses materiais não demandam acabamento com moldura e são fáceis de aplicar.

3. Combine a parede de quadro-negro com acessórios

O quadro-negro, por si só, já transforma o ambiente com uma nova tonalidade. Ainda assim, pode ser interessante complementá-lo com objetos decorativos e acessórios de sua preferência: vasos com plantas, espelhos, fotografias emolduradas, obras de arte e muito mais.

Se a lousa estiver em uma sala, por exemplo, por que não dispor quadros no chão, de modo que fiquem apoiados na parede? Esqueça o mito de que eles devem permanecer sempre no alto. Inclusive, se ficarem próximos do piso, liberarão mais espaço para você escrever no quadro.

Na cozinha, por outro lado, vale a pena fixar ganchos sobre a parede escolhida para pendurar toalhinhas, utensílios, canecas e outros elementos usados no preparo das refeições. Outra opção é instalar prateleiras que possam abrigar louças, temperos ou garrafas de bebidas.

4. Use a imaginação para decorar a superfície

A parte mais divertida de ter uma parede de quadro-negro é rabiscar! Então, use a criatividade para compor uma decoração autêntica e que tenha a sua cara. O tipo de arte impressa na lousa dependerá das necessidades dos moradores — e elas podem variar de um dia para outro.

A vantagem é que, caso não goste do resultado ou queira mudar a aparência do quadro, conseguirá apagar tudo rapidamente e dar início a um novo trabalho. Crianças e pessoas com talento artístico certamente perderão um bom tempo testando e esboçando suas ideias sobre a superfície.

Vale deixar recados para a família, anotar receitas, registrar frases motivacionais e até desenhar paisagens ou personagens sobre a parede. Se ela tiver volumes, como nichos e molduras, dá para brincar preenchendo apenas os espaços vazios dessas peças com mensagens que serão descobertas por outras pessoas.

5. Mantenha a parede sempre limpa

Parte da estética atrativa do quadro-negro depende de uma boa limpeza. Afinal, poeira e resíduos de giz tendem a acumular sobre a superfície com o tempo, deixando o material com um aspecto desgastado. Se você não quer que isso aconteça, precisa fazer a higienização com frequência.

Para quadros com moldura e paredes pintadas com tinta lousa, umedeça uma esponja macia em um balde com um pouco de detergente neutro. Em seguida, esfregue toda a superfície fazendo movimentos circulares. Enxágue com água morna e finalize o processo com uma flanela seca.

Já as paredes feitas com adesivo ou papel de parede devem ser higienizadas conforme a indicação do fabricante do produto. Existem vários modelos no mercado, incluindo versões resistentes à umidade. Em todo caso, pesquise para saber se você deve limpar a seco ou com um pano molhado.

Também evite substâncias químicas e ferramentas abrasivas que possam danificar o material. Lembre-se de afastar os móveis quando for cuidar da sua parede. Assim, se houver um aparador ou banquinho próximo da superfície, retire-o do local para garantir uma manutenção completa e eficiente.

Ficou com vontade de colocar as dicas em prática e obter sua própria parede de quadro-negro? Esperamos que aproveite cada passo no momento de transformar sua casa, seja para decorá-la, seja para organizar todos os afazeres da família em um cantinho exclusivo.

Quer mais dicas de produtos para aplicar em superfícies verticais? Então, leia o nosso próximo post e aprenda como usar papel de parede para decorar a casa!

Posts relacionados

Um comentário em “Conheça 5 dicas fundamentais para ter uma parede de quadro-negro

Deixe um comentário