Ter uma área verde bonita e bem planejada é o sonho de consumo de muita gente. Além de deixar o lar mais aconchegante e convidativo, os jardins residenciais ajudam a manter tudo mais fresquinho e arejado, mesmo nas estações mais quentes do ano. No entanto, para conseguir esse efeito, é preciso investir em um bom projeto de paisagismo, que alie beleza e funcionalidade para o local.
Definir o layout do ambiente, acertar na escolha dos móveis e caprichar na iluminação são algumas dicas de paisagismo indispensáveis para um belo design. Neste post, vamos explicar melhor o que você precisa considerar na elaboração do projeto, de modo a trazer um pouquinho da natureza para dentro da sua casa. Continue a leitura e inspire-se com nossas 5 dicas certeiras!
1. Analise a área destinada para o projeto
Comece pelo básico: a escolha do local. Se o seu foco for a criação de um belo jardim, o ideal é escolher um ambiente plano e ensolarado, pois isso facilita muito o cultivo e a manutenção das espécies. Solos planos favorecem a irrigação e a absorção de nutrientes pelas plantas, fazendo com que elas se desenvolvam melhor e mais rapidamente. Certifique-se também de que há um ponto de água acessível na área, o que deixará tudo mais prático para as regas.
Se você quer ver seu jardim florido em qualquer época do ano, jamais escolha um lugar totalmente sombreado para plantar as espécies. A maioria das plantas precisa de cerca de seis horas diárias de incidência direta do sol para crescerem saudáveis e vistosas. Portanto, quando for elaborar o projeto, analise muito bem os pontos de incidência solar, priorizando os locais que recebem mais radiação antes do meio-dia.
2. Defina o tamanho e o formato do jardim
Qual a sua intenção? Fazer um pomar amplo, uma pequena horta, um jardim de inverno ou um jardim vertical? Defina qual será o foco do seu projeto de paisagismo e, a partir dele, concentre-se nas demais funcionalidades da área. Se você tiver animais de estimação em casa, os jardins verticais são a escolha mais inteligente, evitando que os pets atrapalhem o cultivo.
Já para quem tem um espaço maior, dá para ousar um pouco mais e plantar árvores frutíferas, complementando o entorno com poltronas e banquetas para descanso. Para fazer uma hortinha tradicional, os paisagistas recomendam ter pelo menos seis metros quadrados de terreno livre, o que favorece a diversidade das espécies. Mas nada impede de plantar suas hortaliças preferidas em um cantinho menor e muito charmoso.
Nesse caso, uma boa dica é fazer os canteiros em pequenos caixotes de madeira, alvenaria ou mesmo sobre pneus velhos, lembrando-se de furar os caixotes na base para que a água das regas possa escoar com facilidade. Dá para brincar com variadas combinações de materiais e fazer muita coisa naquela pegada do “faça você mesmo”, trazendo mais originalidade para o ambiente.
3. Escolha corretamente suas plantas
Assim como é importante pensar em um estilo de decoração para o seu projeto, também é primordial escolher as espécies mais adequadas ao tipo de jardim. Elas devem dialogar com as peças decorativas do entorno, criando uma unidade visual para o paisagismo e trazendo mais harmonia para a composição. Para que isso seja possível, basta observar aspectos como as cores e os tamanhos das espécies.
Por exemplo: dá para criar um belo efeito visual organizando as plantas de modo que as maiores fiquem no fundo, as médias no centro e as rasteiras na parte frontal do jardim. Preste muita atenção também nas necessidades de cada folhagem, escolhendo plantas que sejam resistentes aos dois extremos — baixa e alta luminosidade. Misture flores de diferentes colorações para deixar o ambiente mais alegre e convidativo. Na dúvida, peça auxílio a um florista.
4. Invista no projeto de iluminação
De nada adianta definir um belo conceito de paisagismo se você se esquecer do projeto de iluminação. Esse aspecto dá aquele toque final no projeto, valorizando as espécies e destacando elementos decorativos específicos, como obras de arte e móveis do entorno. Posicione os feixes de forma estratégica para que eles sejam funcionais durante a noite, pois isso ajuda a garantir a segurança da área.
Procure demarcar os caminhos do jardim com iluminação indireta. Se houver degraus, aumente a intensidade da luz para dar mais comodidade ao local. Um projeto de iluminação bem feito, além de deixar tudo funcional, ainda contribui para criar um clima intimista e relaxante, permitindo que você aproveite o ambiente em qualquer hora do dia.
5. Aposte em belos móveis e objetos de decoração
Quando falamos em dicas de paisagismo, não podemos nos esquecer dos elementos de maior destaque: os móveis da área externa. Quando bem escolhidos, eles trazem sofisticação, requinte e muito conforto para o jardim. Mas atenção: como se trata de um local aberto e sujeito às intempéries climáticas, como chuva e vento forte, tenha cuidado na escolha.
As peças devem ser de material resistente à umidade, como o alumínio. Se você escolher um mobiliário de madeira, certifique-se de que a matéria-prima recebeu tratamento impermeabilizante. Uma ótima sugestão é montar um pergolado com teto de vidro e ornamentá-lo com poltronas e pufes para o descanso. Se a sua área externa tiver piscina, considere fazer um deck amadeirado para posicionar as espreguiçadeiras, deixando o local mais prático e aconchegante.
Já para locais com espaço gourmet, invista também em mesas e cadeiras de qualidade para receber os convidados com o conforto que eles merecem. Complemente o entorno com demais peças decorativas, como quadros, vasos e arranjos com flores do seu próprio jardim. Almofadas coloridas e elementos que mesclem pedras e fibras naturais também são opções perfeitas para elevar o astral da área.
Na hora de escolher os móveis, priorize o custo-benefício das peças. Afinal, um projeto bem-sucedido requer planejamento e itens de boa qualidade e durabilidade. Com essas dicas de paisagismo, montar a área externa dos seus sonhos ficou muito mais fácil do que você imagina. Agora é só elaborar o projeto e preparar o brinde de inauguração!
Está procurando as peças certas para a decoração de sua casa? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça o nosso catálogo!