Você já parou para pensar no quanto a casa pode influenciar na qualidade de vida de uma pessoa? As cores, o cheiro, os sons… são tantos os fatores importantes e que interferem no dia a dia, que é quase impossível não pensar em ações para melhorar esse ambiente.
Nossa casa diz muito sobre quem somos e reflete diretamente a nossa personalidade. Assim como estamos em um contante processo de mudança, é sempre bom trazer renovações para o nosso lar. Seja nos móveis, nos cômodos ou nos itens de decoração: há inúmeras ideias para serem aplicadas de forma simples, mas que podem fazer toda a diferença.
Pensando nessa questão, preparamos este artigo com algumas dicas! Leia nosso texto e confira algumas tendências e sugestões para você renovar a sua casa com estilo.
1. Insira plantas nos ambientes internos e externos
Quem não gosta de plantinhas? Elas dão um toque super receptivo na casa e ainda ajudam a purificar o ar. Além disso, o aspecto natural que elas trazem é uma das grandes tendências contemporâneas de decoração: refletem a busca pela vida verde e em equilíbrio com a natureza.
Seja em um ambiente rústico ou minimalista, plantas são sempre bem-vindas. Você pode fazer combinações dos vasos com as cores das paredes de determinado cômodo, além de escolher o tipo mais adequado para ambientes internos ou externos. Caso ainda não tenha plantas, que tal começar a cultivar algumas delas em sua casa para trazer um novo tom para os cômodos?
2. Se livre dos itens e materiais inúteis
Desapegar pode ser bem difícil! Existem certos utensílios na nossa casa que temos tanto carinho que é difícil doar, vender ou jogar fora, não é mesmo? Mas, para além deses itens, sempre existe algo por ali que não apresenta mais utilidade e está apenas ocupando espaço.
Não se esqueça que a limpeza e a renovação andam de mãos dadas! Então, dê uma olhadinha na sua casa e tente identificar alguns itens desnecessários, como um quadro que já não combina com o ambiente, móveis antigos demais ou pouco conservados, roupas que você já não utiliza etc.
3. Compre um cordão de luzinhas
A iluminação da casa dá todo um toque especial para a decoração e merece um investimento a mais. Com certeza você já foi a um restaurante, por exemplo, que tem um trabalho voltado para as luzes e que deixam o espaço aconchegante ou elegante, certo? Bom… uma ideia super bacana para o ambiente externo, e que vai de encontro a esse contexto é o cordão de luzes.
Trata-se de uma opção barata (entre 30 e 50 reais) e que dá um toque mais personalizado para a decoração. Naturalmente, elas também podem ser usadas nos cômodos internos da casa, como nos quartos. Você pode utilizá-las por meio de variações, como: fios de led, varal decorativo ou itens temáticos.
4. Personalize o seu quarto
Dizem que a sala é o coração da casa… No entanto, precisamos concordar que o quarto também diz muito sobre o seu dono! Hoje em dia, com tantas opções e ideias na internet, dá para fazer muita coisa bacana e personalizada. Fotos, almofadas, quadros, temas, itens e cores: é hora de planejar uma outra cara para o seu quarto, que reflita um pouco mais sobre quem você é e do que gosta.
Optar por um tom mais minimalista também pode ser interessante. Se você é daquelas pessoas que gosta de um ambiente mais clean e defende o lema de que menos é mais, pense na praticidade da disposição dos móveis, utensílios e busque por cores neutras.
5. Crie uma parede única
A parede única pode estar presente na sala, no quarto ou até mesmo na cozinha. Normalmente, ela tem uma cor que a difere das outras e uma textura específica. Se for inserida na sala, por exemplo, a parede pode servir como o cantinho da TV e dos móveis centrais. No quarto, você pode inserir uma prateleira com seus livros e fotos preferidas ou deixar um espaço para o computador e sua mesa.
Por falar em cores de parede, lembre-se que essa questão merece todo um planejamento. Pensar na combinação de cores pode ajudar bastante. Pesquise pelo círculo cromático e estabeleça os padrões que você mais gosta. As combinações podem ser complementares (como amarelo e branco ou azul claro e branco), análogas ou em tríade, por exemplo.
6. Faça um mini spa no banheiro
Pensar nos detalhes do banheiro e trazer pequenas mudanças para esse ambiente, pode ajudar bastante na renovação da casa (e na energia que ela traz). O banheiro é um dos principais espaços que temos para relaxar e cuidar da gente, certo? Nada mais legal do que ter um espaço (mesmo que pequeno) em que você possa guardar seus itens de higiene, de cuidados com a pele ou cabelos.
Pode ser que você não tenha espaço para uma banheira, mas alguns itens, como toalhas de rosto brancas, sabonetes especiais, difusores de ambiente e outros itens pequenos podem fazer com o que o seu cantinho fique mais elegante e agradável para a sua utilização.
7. Prepare o espaço do Home Office
Trabalhar em casa pode ser mais interessante quando o ambiente apresenta determinado equilíbrio. Aliás, essa questão ajuda tanto na concentração, quanto na produtividade. Se você ainda não tem um espaço na sua casa dedicado ao trabalho ou estudo, você pode usar a criatividade para fazer um mini escritório, deixando todos os seus livros e documentos ainda mais organizados.
Renovar o ambiente também significa trazer novos espaços para a casa ou dar outro sentido para os cômodos antigos. Se existe algum espaço ou quarto inutilizado, que tal trazer outra utilidade para ele?
Para o Home Office não há nada mais importante do que conforto e praticidade. Por isso, pense bastante nessa questão quando for escolher novos móveis ou reorganizar a disposição dos já existentes. Outro ponto, que tratamos acima, é a iluminação (que vai fazer toda a diferença no seu cantinho de trabalho).
Como você pode perceber, são inúmeras as possibilidades para quem busca por renovação da casa. Para fazer com que tudo saia ainda mais perfeito, use e abuse da criatividade! Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Para ficar em dia com nossos materiais, não deixe de assinar a nossa newsletter!