Você é daquelas pessoas que adoram tonalidades fortes? Que ama o amarelo, o laranja ou o vermelho e que adoraria usar essas cores vibrantes na decoração? Mas que, assim como muita gente, tem medo de exagerar?
Então… eu produzi este artigo pensando em pessoas como você.
Que se sentem atraídas por cores quentes e de personalidade, mas na hora de ousar um pouco mais, travam completamente.
E que ficam estagnadas no terreno seguro das cores neutras, por medo de lançar mão das cores fortes e marcantes na decoração.
Aqui eu vou te falar que qualquer pessoa pode, sim, combinar as cores fortes nos ambientes, com requinte e elegância.
Vou te ajudar a perder o medo de ousar na escolha das cores, adicionando modernidade e beleza aos seus espaços.
Ao final deste artigo quero ver você segura de si, escolhendo seus móveis e objetos de decoração com personalidade e bom gosto.
E, principalmente, sem aqueles excessos que tanto prejudicam o visual.
Vem comigo, que você vai entender melhor!
Por dentro do incrível poder das cores
Todo mundo já ouviu isso um dia…
As cores podem mudar os ambientes.
Um estudo desenvolvido em 2006 comprova essa tese. Segundo o pesquisador Modesto Farina, as cores influenciam a vida das pessoas tanto no caráter fisiológico quanto psicológico. Além de proporcionarem emoções como alegria, tristeza, exaltação ou depressão, calor-frio, equilíbrio-desequilíbrio, ordem-desordem. O que interfere no aspecto emocional e também social do indivíduo.
Na obra intitulada “Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, em parceria com Clotilde Perez e Dorinho Bastos, Farina deduz que se as cores são “positivas” e combinadas, a reação também será positiva.
Inclusive Claude Monet, pintor francês, nascido no final do século XVIII, descrevia sua forte ligação com as cores com termos bastante perturbadores. Ele chegou a dizer o seguinte: “As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias”.
Uma frase que explica bem a profusão de cores utilizada por ele em suas pinturas.
Cores vibrantes na decoração trazem calor aos ambientes
Mas o que são essas cores vibrantes, mesmo?
As cores vibrantes, ou tonalidades fortes são as colorações mais saturadas, que contam com uma maior quantidade de pigmentos.
Elas se diferem dos tons pastéis que, por possuírem branco em sua composição, são mais pálidas.
As cores vibrantes não deixam dúvidas. O vermelho é mais vivo e o laranja muito, muito intenso. E um amarelo vibrante é amarelo mesmo!
Já o amarelo representa o sol. Essa cor significa luz, otimismo e alegria e está intimamente ligada à felicidade.
Talvez por isso dizemos que as cores fortes trazem calor aos ambientes.
Confira 5 dicas para utilizar cores vibrantes na decoração
Garanto que você já está convencida que é perfeitamente possível utilizar cores fortes na decoração, com bom gosto e criatividade, sem cair no exagero.
E agora, vou passar às dicas para você fazer isso com muito mais segurança e tranquilidade!
Confira!
#1. Entenda a proposta de cada cor
Como já vimos em artigos anteriores, cada cor tem sua proposta. E, conforme a Psicologia das Cores, despertam sensações nas pessoas. Entendendo como funciona este conceito, suas escolhas estarão pautadas no objetivo de cada cômodo, alinhado à sua personalidade. Com esta ideia em mente, sinta-se livre para inserir a cor vibrante em um móvel principal, como o sofá ou a mesa com cadeiras, ou em peças secundárias, como as poltronas ou cômodas, por exemplo! Não tem erro!
#2. Harmonize as cores
Combinar as cores é essencial. E aqui estamos falando do equilíbrio da decoração. Ou seja, não é preciso que os móveis sejam todos da mesma cor. A proposta de uma sala de estar, por exemplo, pode contar com um sofá cinza, acompanhada de uma poltrona ou puff em tons mais vivos! Um espetáculo!
#3. Fuja dos exageros
Não é porque as cores vibrantes estão em alta que você pode abusar delas na decoração! Lembre-se do segundo item que dita que os tons marcantes devem ser harmonizados com outros mais neutros. Aliás, a sofisticação está na distribuição harmoniosa das cores entre todos os elementos do décor. Uma mesa lateral colorida pode ser um charme a mais em uma decoração mais neutra!
#4. Inspire-se
Não tem segredo. Quem arrasa na decoração, sempre busca referências de décor de interiores para se inspirar. Essa é uma excelente forma de entender melhor as próprias preferências e até perder o medo de utilizar novas combinações. Sem contar que avaliar novas ideias pode trazer à tona toda a nossa criatividade! Experimente!
#5. Um tom de cada vez
Se você ainda não se sente completamente segura para adicionar cores vibrantes na decoração dos seus espaços, a dica é uma só… começa aos poucos. Arrisque investir em móveis ou objetos mais simples e vá promovendo pequenas trocas e ajustes, a medida em que for adquirindo mais segurança! Quando você menos esperar, já estará habituada com este charme de decoração!
Que tal colorir seus ambientes?
Fala a verdade… sempre surge uma pontinha de preocupação quando se fala em usar cores vibrantes na decoração. Afinal essas tonalidades são muito marcantes e impactam o visual de qualquer ambiente, não é mesmo?
Mas como vimos, com dicas simples é possível fazer combinações pra lá de estilosas e sem errar o tom!
E se você não quiser conhecer mais da nossa linha de móveis e objetos de decoração, corre lá no nosso site!
E para ficar por dentro de todas as novidades e tendências, conheça o blog NaCasa.
Clique aqui para ficar por dentro das nossas novidades!