Ao compor a decoração em ambientes integrados, é preciso levar em consideração algumas questões, como o espaço do local, o estilo de decoração, os cômodos que serão integrados, entre outros.
Esse tipo de decoração tem se tornado cada vez mais popular, uma vez que é uma ideia muito interessante tanto para espaços pequenos quanto grandes. Além disso, essa composição deixa a casa ainda mais aconchegante e bonita, acrescentando muita funcionalidade para todos os moradores da casa, facilitando a vida de todo mundo com muita praticidade e simplicidade.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como compor ambientes integrados? Então, continue a leitura e se informe agora mesmo!
Crie unidade com piso
Demarcar o ambiente com o piso é uma maneira de integralizar o ambiente com muito encanto. Há muitas maneiras de como implementar esse contexto na decoração. Por exemplo, pode-se colocar um piso diferenciado dos demais apenas no local da refeição, embaixo da mesa de jantar e das cadeiras, entre a cozinha e a sala de estar. Deixando, assim, a decoração moderna e cheia de personalidade.
Esse tipo de decoração funciona muito bem em ambientes pequenos e grandes, ajudando a demarcar o local para que se tenha mais integralidade e organização sem a necessidade de paredes no local atuando para isso.
No caso de ambientes amplos, uma dica é optar pelo estilo industrial e separar os espaços com o uso de piso de madeira e concreto queimado, por exemplo. Esse estilo de decoração é tendência atualmente e proporciona muita beleza diferenciada ao local. Portanto, é uma decoração ideal para quem quer fugir do óbvio e apostar em um visual cheio de autenticidade.
Faça divisória com móveis
Criar uma divisória com móveis é uma ótima ideia para separar ambientes como a sala de estar da sala de jantar em cômodos grandes. Para isso, prefira móveis versáteis, como os de madeira ou os laqueados em branco. Desse modo, fica mais fácil decorar o ambiente do jeitinho que você preferir, pois eles se encaixam perfeitamente com diversos estilos de decoração.
Esses móveis, principalmente os de madeira, são bastante resistentes e duráveis, sendo, portanto, uma ótima aquisição para quem quer fazer um investimento de longo prazo. Opte por um móvel que tenha compartimento interno para armazenar itens pessoas, como um aparador, um balcão ou um baú de madeira.
A estratégia é super interessante para quem quer deixar a casa bela e arrumada, sem dores de cabeça. Nesse cenário, coloque esses móveis por trás do sofá. Assim, separando um ambiente de outro de forma harmônica. É preciso ainda decorar a parte de cima do móvel com vasos com flores, livros de capa dura, porta-retratos etc.
Uma outra opção é separar a sala de estar da cozinha por meio de um balcão. De um lado fica o ambiente da cozinha com armários na parte interna, servindo para organizar pratos, talheres, alimentos etc. Já do outro lado, cria-se o espaço da sala de estar. Uma dica é colocar bancos altos nessa parte do balcão para compor um ambiente harmônico e também funcional, uma vez que se pode comer nesse local.
O rack da TV na sala de estar, o armário no quarto e a estante (que pode ser implementada em diversos ambientes) são alguns móveis que também atuam para criar unidades na decoração de forma integralizada. Faça um planejamento cauteloso, pois é necessário medir todo o espaço a fim de evitar erros, como um móvel que não caiba no lugar.
É preciso também garantir a livre circulação por todo o ambiente sem dificuldades.
Observe a importância das cores nos espaços
As cores são fundamentais para integralizar os espaços com uma decoração estilosa e que proporcione bem-estar e tranquilidade. Em ambientes menores, prefira cores claras na maior parte das paredes.
Por exemplo, no caso de uma sala de estar junto do ambiente da mesa de jantar, coloque no primeiro ambiente uma cor neutra, como o branco. Já no segundo, coloque uma cor mais chamativa, como um bege mais quente ou um cinza médio. Se a tonalidade da cor será fria ou quente, dependerá do estilo da decoração e de seu gosto pessoal.
Com isso, fica fácil demarcar cada ambiente com muita criatividade e beleza.
As cores também podem ser utilizadas no chão, seja por meio do piso ou por meio de um tapete. No quarto, por exemplo, pode-se colocar um piso de madeira e um tapete grande de sua preferência para demarcar a área do escritório (seja para estudar ou trabalhar home office).
Outra opção é colocar uma estante colorida, servindo como um ponto de destaque na decoração visualmente ao mesmo tempo em que proporciona funcionalidade no dia a dia e delimita um espaço de um ambiente até o outro de forma integralizada.
Aposte em diferentes texturas
As diferentes texturas nas paredes também servem para criar divisórias. Nesse cenário, em um ambiente integralizado, pode-se utilizar pastilhas na cozinha e tinta na parede da sala de estar.
É possível usar pedras, madeira ou tinta na parede da TV na sala de estar enquanto a sala de jantar é espelhada (o que ajuda a ampliar o ambiente, causando a sensação de que o local é maior do que realmente é). No caso de uma decoração rústica ou industrial, pode-se ainda implementar tijolinhos na decoração, trazendo beleza e particularidade para o visual.
Assim, pode-se observar que há muitas formas de integralizar o espaço da casa por meio de vários recursos presentes na decoração de interiores. É importante ainda frisar o quanto é importante buscar sempre a harmonização entre todos os detalhes decorativos. Portanto, evite o exagero na decoração, pois ele pode deixar o local sobrecarregado, o que causa desconforto visual, dores de cabeça e sensações de inquietude e caos.
Vale ressaltar que os espaços integrados ajudam a promover um convívio familiar com mais ordem e bem-estar. Isso acontece, pois os ambientes decorados dessa maneira estimulam a organização e o aconchego visual. Criando, assim, vários cantinhos agradáveis e cheios de encanto.
Viu como é importante criar ambientes integrados com equilíbrio entre todos os elementos presentes? Se você gostou deste conteúdo, que tal ficar por dentro de algumas dicas de como compor uma decoração zen? Com certeza, você se sentirá ainda mais inspirado para decorar com beleza e muito bem-estar!