A bancada é um item chave nas residências porque funciona como mesa de jantar, fornece área de trabalho para a execução de serviços e serve de apoio para uma série de utensílios. Apesar de toda essa versatilidade, muitas pessoas têm dificuldade para manter sua superfície sempre limpa e arrumada, o que prejudica a organização na cozinha.
Se isso também é um desafio para você, está mais que na hora de buscar alternativas que possam facilitar sua rotina. Que tal começar a mudança com o nosso post? Listamos várias dicas úteis para evitar a bagunça e deixar sua bancada pronta para qualquer tarefa. Confira!
Mantenha somente o necessário
Reduzir a quantidade de itens que você costuma deixar sobre a bancada é um bom começo. Dessa forma, é possível liberar espaço para dar conta dos afazeres diários sem se preocupar com o risco de derrubar copos, misturar uma louça limpa com um talher sujo, molhar um alimento que não deveria, entre outros imprevistos.
Ao retirar peças extras você também cria um visual mais interessante e que remeta a uma proposta atemporal. Portanto, sempre que for organizar a casa, dedique atenção especial às superfícies que costumam ficar bastante visíveis. Mantenha sobre elas apenas o que é extremamente essencial.
Cabe destacar que, em algumas casas, a bancada divide ambientes distintos. Assim, se ela delimitar o ponto de encontro da cozinha com a sala de estar, por exemplo, ficará visível em ambos os recintos. Por esse motivo é que, nessas situações, o cuidado com a organização deve ser ainda maior para deixar as áreas apresentáveis.
Providencie novos compartimentos
Elementos como vasilhas e outros recipientes podem atrapalhar sua rotina se ficarem empilhados sobre a bancada. Ainda que mantê-los à vista pareça uma boa ideia em alguns casos (agilizando os serviços), a tendência é que você comece a acumular cada vez mais exemplares sobre a superfície.
Portanto, procure guardar o máximo de peças nos compartimentos existentes. Caso falte espaço para manter a organização na cozinha, a saída é providenciar novos lugares. Já pensou, por exemplo, em instalar gavetas ou portinhas na base vazia da bancada? Apenas utilize o lado oposto da área onde ficam as banquetas e cadeiras, de modo a não interferir no conforto das pessoas.
Outras opções são as cestas, fruteiras e bandejas. Ambas podem ficar sobre a bancada e abrigar diversos itens. O ideal é escolher modelos com acabamentos de qualidade e que combinem com o material do tampo do móvel. Esse cuidado garantirá uma composição equilibrada e, ao mesmo tempo, discreta.
Invista em nichos, ganchos e prateleiras
Ainda falando de lugares alternativos para armazenar o excedente de peças, recomendamos que você invista em recursos compactos. Conjuntos de nichos, ganchos e prateleiras representam ótimos exemplos porque são fixados em diferentes alturas das paredes. Assim, possibilitam o ganho de área útil sem exigir alterações no layout da cozinha.
Ao contrário dos armários altos ou flutuantes, essas peças não escondem os objetos. Isso significa que você poderá identificar cada item rapidamente quando for preparar um alimento ou bebida, fazer uma refeição, passar um cafezinho para a família etc.
Os nichos e prateleiras funcionam bem para elementos maiores, como eletroportáteis, jogos de potes e até panelas. Já os ganchos são perfeitos para pendurar toalhas, xícaras e utensílios com cabos. Ao aproveitar todos esses recursos, sua bancada ficará livre e com espaço de sobra para a execução de inúmeras atividades.
Crie e siga um método de organização
É difícil dar conta de todos os serviços domésticos sem o apoio de um cronograma adaptado à sua realidade. Tenha em mente que muitos afazeres, como a limpeza de banheiro e a lavagem de calçadas, podem ser feitos uma vez por semana ou conforme a preferência dos moradores.
Porém, a limpeza da cozinha precisa ser um processo diário. Afinal, esse é o local onde a família prepara e realiza suas principais refeições. Isso significa que superfícies como a pia, mesa e bancada devem ser higienizadas com maior frequência. A faxina correta, inclusive, contribui para conservar os móveis e manter seus acabamentos bonitos por mais tempo.
Nesse sentido, o ideal é que você crie e siga um método próprio de organização na cozinha. Uma dica é orientar todos os integrantes da família para que arrumem o espaço da bancada logo após usá-lo. Não deixar para depois é uma ótima forma de driblar a preguiça, evitar frustrações e fazer com que tudo permaneça em seu devido lugar.
Faça o rodízio de peças e acessórios
Nem toda pessoa é adepta da simplicidade do estilo clean ou do minimalismo. Em outras palavras, há quem curta utilizar a área da bancada para expor acessórios e artigos de decoração. Qualquer item que não sirva exclusivamente para os serviços da cozinha entra nessa categoria.
Quer exemplos? Esculturas, vasos com plantas ornamentais ou comestíveis (temperos, ervas medicinais, hortaliças etc.), arranjos de flores, baleiros, garrafas de bebidas e até toalhas/trilhos. O problema é que, juntos, esses elementos criam uma composição exagerada e pouco funcional.
Portanto, se você tem muitos artigos interessantes e faz questão de ornamentar a bancada quando ela não está em uso, o ideal é fazer o rodízio das peças. A proposta consiste em expor apenas um ou dois itens por uma semana e, nos dias seguintes, trocá-los por outra dupla de recursos decorativos.
Dessa forma, é possível aproveitar todos os acessórios que você tem em casa, de forma intercalada. Isso evita a poluição visual e mantém o espaço da bancada pouco preenchido — agilizando o processo de retirar tudo o que estiver à sua frente quando for para a cozinha.
E então, o que achou das práticas e cuidados que envolvem um dos ambientes mais frequentados da casa? Ao aplicar nossas dicas, você não só terá condições de acertar na organização na cozinha, como também deixará esse espaço mais agradável e aconchegante para os moradores e as visitas.
Agora, se gostou deste artigo, aproveite para interagir conosco e com os demais leitores. Basta deixar a sua opinião no espaço para comentários!