nichos na decoração nichos na decoração

Como usar os nichos na decoração do meu apartamento?

6 minutos para ler

Algumas soluções são conhecidas pelo poder de enfeitar e, ao mesmo tempo, organizar a casa. Um bom exemplo é o uso de nichos na decoração, ideia que vem ganhando cada vez mais popularidade devido à versatilidade que proporciona. O resultado fica tão bom que quem investe nesse tipo de arranjo quer aproveitá-lo em diferentes ambientes da casa.

De fato, os nichos podem ser instalados em qualquer cômodo porque ocupam pouquíssimo espaço. Inclusive, são ótimas opções para quem mora em um apartamento compacto e quer atualizar a decoração sem muito esforço. Acompanhe as nossas dicas e descubra como você pode tirar proveito dessas incríveis peças!

Escolha os melhores modelos de nichos

Há várias opções de nichos no mercado. Como a maioria dos móveis e acessórios, eles podem apresentar cores, formas e tamanhos diversos. A principal característica que diferencia essas peças das prateleiras é a configuração fechada. Ou seja, além da base, os nichos também apresentam barras laterais e superiores que se conectam.

O resultado é um componente único, capaz de abrigar objetos e de complementar a decoração do espaço. Cabe destacar, ainda, que alguns modelos podem apresentar o fundo fechado. Já as versões mais simples são compostas apenas pelo contorno das barras, o que deixa o fundo livre (vazado).

Com tantas opções, a dica é seguir suas preferências e encontrar o nicho mais adequado. Você pode optar entre conjuntos quadrados, redondos, triangulares, retangulares ou hexagonais. Também há modelos com formas indefinidas (irregulares) ou inspiradas em figuras específicas — coração, nuvem, estrela etc.

Os materiais devem ser selecionados conforme a estética desejada. Por exemplo: madeira ou MDF para obter aconchego, acrílico para compor um estilo minimalista ou ferro para agregar um toque rústico. Outra opção é investir em nichos embutidos, geralmente executados em paredes de concreto ou de gesso.

Utilize nichos na decoração para substituir outros móveis

Ainda que permaneçam fixados nas paredes, os nichos podem cumprir a função de alguns modelos de mobiliário. É uma ótima forma de ganhar mais espaço dentro de casa, já que a área ocupada por um móvel alto ou volumoso passa a ser tomada por peças elevadas, ou seja, que não tocam o chão.

Assim, em um quarto pequeno, por exemplo, você pode instalar um nicho ao lado da cabeceira da cama, substituindo o criado-mudo. Uma peça retangular e com tamanho médio é suficiente para apoiar livros, celular, relógio, óculos e demais pertences utilizados pela pessoa antes de dormir.

Outro exemplo é usar nichos na decoração da cozinha. Isso mesmo! Nesse ambiente, o ideal é combinar vários modelos enfileirados em uma parede livre para que tenham a mesma utilidade dos armários altos. Inclusive, modelos maiores e reforçados conseguem abrigar eletrodomésticos como forno e micro-ondas.

Considere o tamanho das paredes

Não há regra para aproveitar os nichos na composição de um apartamento, mas alguns cuidados são importantes para a obtenção de um visual equilibrado e que agrade tanto os moradores quanto as visitas. Um deles é adequar as dimensões das peças ao tamanho das paredes presentes em cada ambiente.

Um conjunto de nichos pequenos em uma sala de estar ampla pode ficar estranho. Isso porque sobrará muita área de parede, fazendo com que o observador tenha a impressão de que algo está faltando. Da mesma forma, modelos enormes dentro de um banheiro pequeno poderão deixar o cômodo pesado e poluído.

Para evitar tais problemas, avalie a superfície onde os nichos serão instalados. Se achar necessário, tire as medidas com a ajuda de uma trena ou régua antes de ir às lojas. Dessa forma, você terá condições de acertar nas combinações para que a aparência de cada cômodo fique mais harmônica.

Defina o melhor arranjo

A forma como você organiza os nichos na decoração faz toda a diferença na percepção do espaço. Por serem peças individuais, é possível posicioná-las lado a lado ou de modo que fiquem distantes umas das outras. A escolha dependerá da estética desejada, que pode variar de séria a mais despojada.

Veja a seguir algumas opções práticas de arranjos.

Em painel

Como o próprio nome indica, essa proposta consiste em dispor os nichos em colunas e linhas (fileiras verticais e horizontais). Para isso, basta selecionar uma área específica da parede e preenchê-la com as peças escolhidas. O resultado será um painel diferenciado, no qual você poderá expor porta-retratos, artigos decorativos e objetos usados no dia a dia. É uma opção legal para enfeitar o hall de entrada ou um ambiente social do apartamento.

Alinhados

Esse arranjo transmite mais seriedade devido à simetria e combina muito bem com espaços atemporais. Uma fileira de peças em sentido horizontal pode ser a solução perfeita para decorar a parte atrás do sofá ou uma parede ao lado da mesa de jantar — nesse caso, os nichos podem abrigar garrafas de bebidas, taças e copos.

Ao mesmo tempo, uma fileira vertical cabe facilmente em uma pequena lavandeira. Você pode posicioná-la ao lado da máquina de lavar ou do tanque para armazenar produtos, equipamentos e materiais de limpeza.

Dispersos

É a disposição mais fácil de fazer, já que não exige um alinhamento perfeito entre as peças. Para isso, basta instalar os nichos de maneira distribuída, sem muita preocupação com o resultado. O arranjo irregular, com alguns nichos mais altos que outros, é perfeito para criar uma atmosfera mais leve e descontraída. A opção cai bem em uma varanda ou sacada, principalmente se você preencher cada nicho com um belo vaso de plantas.

Combine com acessórios

Os nichos conseguem abrigar diversos itens decorativos e devem ser aproveitados para essa finalidade. Ainda assim, vale combiná-los com peças independentes, que possam ser instaladas próximas para arrematar a composição.

As opções mais básicas são os quadros com obras de arte, pôsteres e fotografias emolduradas, mas você também pode investir em espelhos de tamanhos variados. A ideia é organizar todos esses acessórios de forma intercalada com os nichos, a fim de brincar com diferentes volumes, cores e texturas.

Curtiu as dicas? Perceba que há soluções para todos os gostos, necessidades e estilos. Para ter melhores resultados e opções de escolha, procure por lojas especializadas para adquirir nichos de qualidade para a decoração. Assim, seu apartamento será equipado com o que há de melhor no mercado.

Ainda não tem cadastro em nossa newsletter? Assine agora mesmo e garanta o recebimento das próximas publicações diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário