Você já reparou que um ambiente com cortinas fica muito mais requintado? E que, além de valorizar a decoração, as cortinas dão um toque especial e aconchegante a qualquer lugar?
Não há dúvida de que as cortinas fazem grande diferença na decoração. Não é de hoje que elas têm o poder de promover verdadeiras transformações nos ambientes.
E embora possa parecer simples, a função das cortinas não se resume a vedar janelas e portas, controlar a luminosidade ou trazer privacidade ao cômodo.
A verdade é que as cortinas se revestem de um conceito que vai muito além da sua funcionalidade.
Uma cortina bem posicionada, com o tecido correto e as cores que harmonizam com a mobília, é capaz de trazer uma energia nova para o espaço. Além de beleza e elegância ao décor.
Um ambiente com cortinas se renova e se reveste de requinte. Sofás, poltronas e mesas de centro, ganham uma nova moldura, quando a decoração é complementada por cortinas. Mas você só vai entender isso quando compreender qual o papel deste item de decoração no visual do ambiente.
Este artigo foi pensado em abrir essas janelas e dar uma nova perspectiva sobre as cortinas…
Além de mostrar como elas podem ajudar a transformar sua casa ou seu escritório em um espaço muito mais sofisticado.
Vem comigo, que eu vou te explicar melhor!
Abram-se as cortinas!
O famoso bordão do teatro, que antecipa os espetáculos, se encaixa bem aqui.
Sim, porque você vai ver agora como este item sensacional, como mágica, transforma os espaços.
Uma sala de estar pode contar com o sofá mais bonito. Mas se não tiver uma cortina…
Uma mesa de jantar pode ter o melhor design, mas fica muito mais apresentável com uma boa cortina.
E o que falar dos aparadores? Eles ganham um novo status se o ambiente conta com aquela cortina!
Para começar, podemos falar da utilidade das cortinas. E uma coisa que ninguém discute é que elas são muito… mas muito úteis.
As cortinas proporcionam o bloqueio total ou parcial da luminosidade indesejável dentro de um cômodo. Com isso, promovem um perceptível conforto visual, além de atuarem também como reguladores térmicos.
Mas não é só isso.
Elas ainda agregam privacidade e aconchego aos ambientes e se adaptam a todos os repartimentos da casa. E, embora sejam um acessório clássico na mobília, elas permanecem contemporâneas e atuais na decoração de nossas casas e escritórios.
E é essa versatilidade na utilização das cortinas, que faz deste um item essencial da decoração moderna.
Como escolher melhor suas cortinas
As cortinas são itens de decoração bastante democráticos. Podem ser utilizadas em todos os cômodos da casa. E em variados materiais, cores e formatos.
A melhor escolha sempre será aquela que mais combinar com o restante da decoração e também com a personalidade dos moradores da casa.
Mesmo assim, é bom atentar para algumas características básicas na hora de escolher o modelo mais adequado para cada ambiente.
Há uma infinidade de tipos de cortina no mercado. O melhor deles é aquele que combina com o seu espaço. Por exemplo, a sala de estar pede tecidos mais finos, em função deste cômodo aceitar uma luminosidade maior. Já para o dormitório, a cortina ideal é aquela que barra em 100% a entrada de luz.
Salas de TV também exigem pouca luminosidade. Por isso, o blackout é sempre bem-vindo. O ideal é utilizá-lo em segundo plano, com um tecido mais fino à frente, em uma combinação perfeita entre a funcionalidade e o bom gosto.
Em relação às cores, algumas dicas podem ser muito úteis. Deve-se evitar cortinas de cores mais escuras em janelas com muita exposição ao sol. Isso porque eles retêm calor e aumentam a temperatura. O ideal é optar por tons mais claros.
Cores claras e neutras, como branco, cinza ou bege, são uma ótima escolha também em salas de estar e de jantar, assim como em espaços gourmet.
Já nos quartos e salas de TV pode-se optar por tons mais marcantes e estampas e texturas mais ousadas.
Quanto ao tamanho, é comum que na sala de estar e jantar, as cortinas sejam mais longas. A cozinha e o quarto das crianças, por sua vez, aceitam comprimentos mais curtos. Mas seja qual for a sua escolha, ela deve ser pautada no seu estilo e gosto pessoal.
E agora, qual a sua perspectiva sobre as cortinas?
Pelo que vimos, deu para perceber que a função das cortinas vai muito além de bloquear a luz e trazer privacidade aos ambientes.
As cortinas estão entre os elementos de luxo da decoração. Qualquer que seja o material, cor ou formato, elas são capazes de transformar a aparência de qualquer espaço.
E se você quiser conhecer nossas opções de cortinas, clique aqui!