Quarto: estas 5 cores vão te ajudar a dormir mais rápido

5 minutos para ler

Já reparou como as cores influenciam o nosso comportamento? E que, dependendo da forma como forem usadas, podem nos alertar, trazendo energia, ou nos ajudar a dormir mais rápido?

É isso mesmo!

Esse conceito, a princípio “nada a ver”, está embasado em estudos sérios.

O poder das cores está relacionado à Psicologia das Cores. 

Uma ciência que comprova que as cores podem trazer calmaria e paz para nossos ambientes… ou torná-los caóticos.

Por isso, se levarmos esse conceito para a decoração da nossa residência, podemos criar ambientes voltados para o nosso bem-estar.

Para o quarto de dormir, então… é a oportunidade de incluir tons que tragam descanso e tranquilidade.

Vem comigo, que eu vou te explicar melhor!

Por dentro da Psicologia das Cores

Há muito, muito tempo, surgiu um estudo chamado Psicologia das Cores. Uma ciência que determinou a existência de um padrão psicológico e social para a utilização das cores.

A Psicologia das Cores veio para revolucionar a forma como as cores são utilizadas nos mais variados contextos. E permitiu identificar como elas podem influenciar as pessoas em determinados ambientes.

Esse estudo tem origem em 1810, quando o poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe publicou o livro “Teoria das Cores”. Desde então, a obra vem inspirando filósofos, cientistas e outros estudiosos. Como a socióloga alemã Eva Heller que, em 2012, publicou a obra “Psicologia das Cores”. Em seu estudo, ela descreveu 13 cores distintas, associando a cada uma sentimentos e formas de utilização em nosso dia a dia.

Não por acaso, a obra vem impactando o mundo da decoração.

Isso porque, a cada dia, designers de interiores, arquitetos e decoradores estão levando em conta a Psicologia das Cores no desenvolvimento de seus projetos.

Cores e decoração do quarto: descubra a conexão

Já vimos que as cores influenciam nosso comportamento e nossas emoções, não é mesmo?

Estudiosos garantem que o uso adequado das cores representa um ganho na saúde e no bem-estar das pessoas. Podendo interferir em reações relacionadas ao humor, à satisfação e à tranquilidade, nos mais diversos espaços.

Como o quarto é o cômodo da casa considerado como local de refúgio, de descansar e repor as energias, não é surpresa nenhuma a profunda conexão entre as cores e a decoração deste espaço.

Por isso eu selecionei cinco cores, conforme o estudo de Eva Heller, para te mostrar como elas podem trazer uma atmosfera de paz e aconchego. Podendo, inclusive, te ajudar a dormir melhor.

Veja que sensacional!

#1. Azul

Essa cor é terapêutica. Por ser um tom com efeito calmante, é ideal para espaços de relaxamento, como o quarto, por exemplo. Pode ser utilizada nos móveis mais importantes do ambiente, como a cama ou o roupeiro. Como é uma cor fria, deve ser combinada com outras cores, como o amarelo ou o rosa. A dica é utilizar as cores complementares em móveis secundários, como puff ou mesa de cabeceira, por exemplo. 

#2. Violeta

É uma cor que remete à introspecção e à paz de espírito. Conhecida por levar a estados de consciência profundos, como os proporcionados pela meditação. É ideal para ambientes de descanso, pois ajuda a promover o relaxamento. Pense nela para poltronas, tapetes, ou itens de decoração.

#3. Verde

Cor do equilíbrio e da harmonia, o verde remete à tranquilidade, frescor e limpeza. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, criando uma atmosfera de bem-estar e fluida. Vale associar o verde a outras cores, para criar um ambiente de paz e relaxamento. O verde pode ser utilizado nos móveis de maior expressão, como a cama ou o roupeiro e também em peças menores, como poltronas e pufes.

#4. Branco

Na Psicologia das Cores, o branco é uma cor ligada a sentimentos de equilíbrio e paz. É uma cor neutra que transmite pureza, paz e simplicidade. Essa cor é muito utilizada no design minimalista e também precisa de complementos. O mercado possui uma infinidade de móveis para quarto neste tom. Destaque para penteadeira, sofás e mesas de cabeceira.

#5. Cinza 

É uma cor altamente versátil, que transmite sobriedade e bom gosto. O cinza é tendência no décor, podendo ser utilizado em todos os cômodos e combinando com qualquer tom. Por ser neutra, essa cor também precisa ser combinada com outras, para trazer mais vida aos ambientes. Todos os móveis do quarto, como cama, roupeiro, puff, sofá e poltronas, podem ostentar esta cor, com muita elegância.

Viu como é séria essa questão das cores?

A cor predominante em um ambiente determina a paz que você vai experimentar quando estiver nele.

Não se trata apenas de gostar ou não de determinada cor. É preciso conhecer bem os conceitos que ela carrega.

Moderno, rústico, retrô… qualquer que seja o estilo do seu quarto, não descuide da cor. A escolha correta deste elemento é indispensável para você dormir mais rápido e acordar disposta no novo dia.

E se precisar de ideias, corre lá no nosso site e também no blog NaCasa! Clique aqui para conhecer um pouco mais da nossa linha de móveis e objetos de decoração de todas as cores para o seu quarto.

Posts relacionados

Deixe um comentário