Você está satisfeita com a disposição dos móveis da sua casa? Em todos os cômodos tem espaço para tudo? Ou você fica fazendo malabarismos para acomodar suas coisas?
Se otimizar espaços em casa é uma grande necessidade da sua vida, neste momento, este artigo é para você.
Vivendo em ambientes cada vez mais apertados, as pessoas precisam de planejamento e organização, para viverem bem.
A boa notícia é que essa tarefa é relativamente fácil.
Vem comigo que eu vou te mostrar que você pode otimizar os espaços da sua casa.
E, mesmo que seus cômodos sejam bem pequeninhos, é possível deixar os ambientes funcionais, com móveis dispostos estrategicamente… e com aquele toque de modernidade.
Entenda o significado de otimizar espaços
Para começar é muito importante saber o que significa otimizar espaços.
Não há dúvidas que espaços pequenos demandam um esforço maior para que tudo possa caber com tranquilidade e sem muita bagunça.
Para arquitetos, decoradores e designers de interiores, otimizar espaços é fazer com que todas as áreas de um imóvel sejam bem aproveitadas.
É dispor móveis e objetos de decoração em lugares estratégicos, que farão da sua casa um lugar muito mais bonito e funcional.
Além de acolhedor, é claro.
Por que é tão importante otimizar espaços?
Não é de hoje que o mundo vem experimentando mudanças radicais no que se refere à moradia.
Nas grandes metrópoles, é cada vez mais comum a oferta de imóveis menores para morar, em formato de quitinete ou loft.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, já em 2018 os apartamentos com menos de 45m² já correspondiam a mais de 40% dos imóveis lançados.
Na época, os dados divulgados pelo Secovi-SP, um importante órgão do mercado imobiliário, já refletiam o novo estilo de vida que avançava pelo país.
Mas não é somente nos grandes centros urbanos, que as pessoas têm ampliado suas perspectivas na hora de escolher um lugar para morar.
Apartamentos que antes eram comuns apenas nas grandes capitais, tomaram o interior e abrigam desde pessoas que moram sozinhas, até famílias maiores, com suas plantas e animais.
E uma coisa é fato.
Mesmo morando em lugares cada vez menores, as pessoas buscam por espaços bem arranjados e acolhedores.
6 dicas para você otimizar espaços em casa
Por isso, eu separei aqui algumas dicas para que você possa otimizar seus ambientes e aproveitar cada canto da sua casa.
#1. Avalie o tamanho dos móveis… e o seu formato
É claro que ambientes menores requerem uma avaliação criteriosa do tamanho dos móveis. Mas não é só isso. O formato da mobília também conta muito na hora de otimizar o ambiente. Escolha armários, estantes ou racks, com traços retos e portas de correr. Além de não atrapalhar na circulação, eles oferecem inúmeras possibilidades para organizar objetos. Mesas redondas também são uma ótima opção.
#2. Abuse dos espelhos
Essa, todo mundo já conhece. Um espelho bem posicionado dá a impressão de que o espaço é bem maior do que realmente é. Isso porque o espelho, além de dar profundidade ao ambiente, projeta todo o espaço em duplicidade.
#3. Abra espaço para uma boa iluminação
Não há dúvidas de que um ambiente iluminado gera um clima leve e arejado, passando a ideia de um lugar mais espaçoso. Se você não puder contar com uma iluminação natural, aposte em abajures e luminárias. Essas opções caem bem em qualquer cômodo e realmente redimensionam os ambientes da sua casa.
#4. Opte por cores claras e neutras
Essa é uma dica que reflete a opinião da maioria dos profissionais. Utilizar cores claras que dão uma sensação de amplitude ao ambiente é fundamental. Serve para cama, sofá e até mesa de jantar. Isso não quer dizer que você deve abrir mão de detalhes coloridos e marcantes na sua decoração e do contraste deles com os tons claros da mobília e das paredes.
#5. Não basta ser bonito, tem que ser útil
Quem escolhe móveis para espaços menores, não deve deixar a funcionalidade em segundo plano. Não adianta escolher um móvel super bonito, se ele vai ocupar um espaço valioso no seu ambiente, sem oferecer qualquer utilidade. Invista em móveis compactos e multiuso, como aquele simpático buffet que vai deixar seus objetos bem guardados, além de trazer leveza para os ambientes.
#6. Abuse dos puffs
Sem lugar para sofás, estofados e outros assentos mais espaçosos? Os puffs estão aí. Dinâmicos e confortáveis, os puffs servem como complemento da decoração e ampliam a oferta de assentos, em ambientes pequenos. Sem contar que podem ser deslocados com facilidade para qualquer cômodo da casa.
Gostou das dicas?
E nem é tão difícil assim, não é mesmo?
Você pode começar, hoje mesmo, a otimizar os espaços em casa e deixar o seu cantinho com aquele ar de modernidade, sem perder o conforto.
E nós temos aquele móvel sob medida para a sua casa. Visite nosso site e confira nossos produtos!