5 dicas de decoração com móveis retrô

6 minutos para ler

Deixe-me adivinhar… você gostaria de imprimir um conceito retrô na decoração da sua casa, mas está completamente perdida.

Fique tranquila, eu também já passei por isso.

E mais… com a minha experiência de anos trabalhando no mercado moveleiro, já vi muita gente que não consegue entender os estilos mais simples de decoração.

Quanto mais estabelecer o real conceito do retrô, ou até mesmo diferenciar vintage e retrô.

Talvez não seja seu caso, mas eu vi tanta gente que gostaria de uma decoração com móveis retrô que não consegue entender bem o estilo que resolvi escrever este artigo.

E mesmo que você entenda sobre isso, com muita clareza, tenho certeza que eu posso te ajudar de alguma forma.

Seja explicando o que é o estilo retrô e qual a diferença entre vintage e retrô. Apresentando as principais características do retrô e dando dicas para decorar espaços com móveis neste estilo.

Ou até mesmo indicando onde você pode encontrar móveis que vão trazer muito mais elegância e sofisticação para seus ambientes.

Vem comigo, para a gente entender melhor sobre isso!

Retrô ou vintage?

Se você optou por um estilo retrô na decoração da sua casa, parabéns!

Mas antes de listar as dicas para você decorar com este estilo eu vou fazer algo fundamental…

Vou te ensinar a separar o que estilo retrô, o que é vintage e o que não é uma coisa, nem outra, é apenas antigo.

Entenda a diferença entre vintage de retrô

Pode até confundir, mas retrô, vintage não são a mesma coisa. Sem contar a antiguidade que também define certo tipo de peça e sobre a qual vamos falar também.

Embora essas expressões sirvam para designar estilos de coração pautados em um décor mais clássico, cada uma faz referência a um estilo diferente.

Vamos partir da decoração vintage, por exemplo.

Neste estilo móveis e outros itens do mobiliário são originais da época. É um estilo… e os móveis podem ser encontrados e até garimpados em antiquários.

Inclusive, móveis, objetos ou até mesmo roupas são considerados ‘vintage’ quando estão na faixa dos 80 anos.

Existe ainda a classificação ‘antiguidade’ que define peças com mais de cem anos.

Ou seja, uma peça que hoje tem por volta de 80 anos e é considerada vintage, em alguns anos, chegará aos cem anos e se tornará antiguidade.

Tanto para ser vintage quanto para ser antiguidade, é preciso que as peças sejam originais.

O retrô, não.

Mesmo fazendo referência a épocas passadas, o retrô é um estilo super atual.

E é aí que está a beleza do estilo retrô.

O retrô é uma releitura de outras décadas, e inclui cores, traços e designs de móveis e itens que fizeram muito sucesso em outros tempos.

As décadas de 1950 e 1960 têm sito escolhidas para inspirar produtos criados na atualidade.

E não estamos falando só de móveis, que incluem sofás, estantes, mesas de cabeceiras, cristaleiras e buffets.

Ainda que não sejam quase uma unanimidade no retrô, como os móveis, outras peças são facilmente encontradas também, como roupas e eletrodomésticos.

E se você quiser algumas dicas de como decorar bem no estilo retrô, continue lendo…

Dicas de decoração retrô

Este é o momento em que eu vou te dar dicas práticas para você arrasar no estilo retrô.

Sua casa vai ficar um charme com essas dicas que preparei para você.

Confira!

#1. Cores vibrantes

Mesmo que você queria utilizar tons mais sóbrios em sua decoração é bom saber que cores vibrantes são o hit do retrô. Sempre respeitando seu gosto e seu estilo, procure inserir uma cor mais forte em um item apenas da decoração, como poltrona ou cadeira. Vai ficar sensacional!

#2. Linhas retas e simples

O estilo retrô é caracterizado por linhas retas e simples nos móveis. O design mais simplificado cria uma atmosfera moderna e atualíssima que, aliado a outras características, como cores vibrantes, por exemplo, compõe ambientes elegantes e de extremo bom gosto. Invista! 

#3. Pés palito

Pés palito são um clássico. Originados após a segunda guerra mundial e em alta entre as décadas de 1950 e 1970, os pés palito chegaram ao Brasil nos anos de 1960. Com a febre do estilo retrô, esse ícone da decoração volta com tudo. Podem ser vistos em aparadores, buffets, racks, cristaleiras… enfim, em toda a mobília. A boa notícia é que os pés palito não devem ir embora tão cedo. Use e abuse desta tendência!

#4. Texturas de plástico, vinil e veludo

O estilo retrô é uma releitura de elementos do passado. Uma das características é a utilização de mistura de texturas como plástico, vinil e veludo. Esses elementos evocam uma certa nostalgia e arrasam na decoração. Pode acreditar!

#5. Formas geométricas

Além de tendências, formas e linhas geométricas são marca registrada do estilo retrô. Muita gente não sabe… mas as formas geométricas estabelecem pontos de atenção nos ambientes e podem criar efeitos que impactam a percepção dos espaços. Podem ser utilizadas em móveis, como sofás, por exemplo. Ou em itens secundários de decoração.

Conclusão

Eu não sei você, mas eu simplesmente amo o estilo retrô.

O retrô está aí para quem não abre mão da modernidade, mas ama aquela nostalgia do passado.

E, é claro, gosta de aplicar esse conceito na decoração da casa ou do apartamento.

Afinal, os móveis retrô evidenciam tudo de mais moderno que existe em decoração da atualidade, além de características marcantes de outras décadas.

Se você simplesmente ama o décor retrô, eu tenho um convite para te fazer. Corre lá no instagram da NACASA que você vai encontrar ideias de decoração para os mais variados ambientes residenciais e de escritório.

Curta e compartilhe nossas composições e ainda marque aquela pessoa que não resiste a uma mobília super atual e de muito bom gosto.

E faça também uma visita ao nosso site.

Clique aqui e confira nossas ofertas sensacionais! 

Posts relacionados

Deixe um comentário