Você já deve ter ouvido dizer que o estilo minimalista está em alta, não é mesmo? E que arquitetos, decoradores e design de interiores têm utilizado esta linha em seus projetos. Então resolveu incorporar o estilo minimalista na decoração da sua casa, mas não sabe como fazer?
A boa notícia é que você está certa. O estilo minimalista é tendência na decoração dos mais variados ambientes.
E é muito simples aderir a ele. Mas para isso é preciso um certo conhecimento deste conceito, que vem ganhando os espaços e a vida das pessoas, nos dias de hoje.
Foi por isso que eu resolvi falar sobre isso. Porque muita gente fala do estilo minimalista sem fazer ideia da abrangência deste termo.
Além de explicar exatamente o que significa, vou mostrar a origem do minimalismo.
E o que é melhor…
Vou dar dicas e ideias de como incorporar este estilo em variados ambientes da casa, com bom gosto e personalidade.
Abra a cabeça e vem comigo!
De onde vem o estilo minimalista?
Paredes em tons claros, móveis escassos, com formas marcantes e design arrojado. E poucos… bem poucos ornamentos.
Se você pensou no estilo minimalista, pensou certo.
O conceito é uma combinação perfeita entre refinamento e elegância. E está longe de ser simples. E sua origem não é tão recente como parece.
Na verdade, o estilo minimalista tem suas raízes no período após a segunda guerra mundial.
Você já deve estar imaginando que reconstruir a vida (e a casa) deve ter sido algo bastante difícil, naquela época.
Havia pouquíssimos recursos e as pessoas foram obrigadas a buscar utilizar o mínimo necessário para viver.
E isso influenciou também a decoração das casas, claro. Móveis e objetos luxuosos passaram a ser considerados uma coisa supérflua e ultrapassada. Totalmente fora de moda.
Em pouco tempo, essa forma de viver foi incorporada por movimentos artísticos e culturais da época e invadiu também outros espaços, com a arquitetura.
Na década de 1980, os designers já haviam aderido a este estilo e eram bem comuns as decorações baseadas nesta expressão.
Os ambientes passaram a contar com poucos móveis, com linhas retas e sóbrias que se destacavam pela sua funcionalidade.
E, não por acaso, o minimalismo chegou aos dias de hoje.
Aprenda a decorar no estilo minimalista
Menos é mais neste estilo que busca por ambientes claros e funcionais. É um padrão que, conforme os especialistas, promete permanecer em alta por um bom tempo ainda.
Parece fácil, mas decorar a casa no estilo minimalista está longe de ser uma tarefa simples.
Aplicar este conceito requer conhecimento e habilidade. Cada detalhe precisa ser bem pensado, para imprimir a sua marca ao décor, sem excessos. E deixar os ambientes com aquela aparência limpa e moderna, e com muita personalidade.
Para te ajudar, separei algumas dicas sobre como aplicar este conceito na decoração dos seus espaços.
#1. Dê preferência para cores neutras
A decoração minimalista é marcada pelos ambientes limpos e sem excessos. A ideia é preencher os espaços com neutralidade e sofisticação. Por isso a escolha de móveis e objetos de decoração de cores frias e claras é a base para incorporar o estilo minimalista ao seu décor. Vale para móveis que ditam o tom da decoração, como sofás, mesas e painéis.
#2. Espelhos sim, por que não?
Espelhos são peças curinga na decoração minimalista. Capazes de ampliar a perspectiva dos ambientes, eles dão a sensação de que os espaços são maiores e mais amplos. Tendência na decoração moderna, os espelhos ainda estão presentes no design dos móveis, com muito requinte e bom gosto. Invista, sem medo!
#3. Opte sempre pelas linhas retas
Uma das características do estilo minimalista é a sobriedade. O ideal é que as peças tenham um mínimo de informação possível. Por isso, a mobília com design em linhas retas está em alta. Seja no sofá, nas mesas de jantar ou em estantes, esse design confere um ar de modernidade.
#4. Preze pela funcionalidade
A decoração no estilo minimalista tem como ponto forte a funcionalidade. Cada móvel ou objeto e elemento tem a sua função dentro do cômodo e peças puramente são quase ausentes no décor. Dê preferência para móveis versáteis, que unam praticidade e beleza e que tenham alguma utilidade no ambiente. Como o clássico buffet, que organiza os ambientes com muita elegância e bom gosto.
#5. Aconchego é fundamental
Não importa se o móvel é útil e até mesmo bonito. Se ele não oferecer conforto no dia a dia, vai se tornar obsoleto, em pouco tempo. E o conforto é um dos elementos principais da decoração minimalista. Cada peça deve imprimir uma atmosfera de aconchego a cada cômodo da casa, tornado o espaço agradável e prazeroso. E que tal pensar naquela poltrona para dar um toque de conforto ao seu espaço preferido?
Inspire-se no estilo minimalista
Viu só como o minimalismo pode se transformar em um estilo de vida?
Se você se sentiu tentada a incorporar este estilo na decoração da sua casa, não perca tempo!
E se quiser conhecer um pouco mais de móveis e itens de decoração no estilo minimalista, corre lá no nosso site! Nós temos muitas opções que vão combinar com você!
Clique aqui e se surpreenda!