Já pensou em ter à mão tudo o que você gosta? Livros, flores, fotografias… ou apenas aquele objeto que destaca sua personalidade? Em qualquer cômodo? Você sabia que o aparador é um móvel versátil que comporta tudo isso?
Exatamente. O aparador é este móvel clássico que saiu das salas de jantar mais elegantes do século XVIII e se tornou um ícone de decoração na atualidade.
E que pode cair muito bem no décor da sua casa. Basta usar a criatividade.
Fique comigo que eu vou te dar ideias incríveis de como usar esta peça de decoração para expressar a sua personalidade e deixar sua casa muito mais moderna e aconchegante.
E sem muito trabalho!
Para que serve o aparador?
Arquitetos, designers de interiores e decoradores são unânimes em responder a esta pergunta.
O aparador serve para tudo. E o melhor… pode ser utilizado em qualquer ambiente. Na sala de jantar ou de estar, no hall de entrada e até mesmo no quarto.
Basta usar um pouco de criatividade, tanto na escolha do móvel, quanto na decoração… e voila!
Temos um espaço com estilo e muita personalidade. Além de totalmente útil.
Conheça a história do aparador
O que pouca gente sabe é que o aparador nem sempre foi essa peça polivalente, capaz de transformar a casa e proporcionar aquele charme extra à decoração.
O aparador surgiu por volta do século XVIII e era usado originalmente utilizado para guardar louças, alimentos e utensílios, nas casas de ricos e nobres. Constituíam-se de grandes tábuas, feitas em geral de mármore ou madeira e dispostas ao lado da mesa de jantar. Uma espécie de complemento do espaço, no momento das refeições.
Ao longo do tempo, o aparador passou a contar com um portas e prateleiras. Esse formato foi registrado pela primeira vez em 1778, em um catálogo da loja Hepplewhite em Londres. A peça foi descrita como um móvel que servia para guardar talheres, pratos e demais utensílios do serviço de jantar.
Com a Revolução Industrial, o aparador se popularizou. Praticamente todas as casas contavam com este móvel em suas salas de jantar.
Até se tornar tendência, nos dias atuais. Elaborado com diferentes materiais, com cores e designs modernos e assumindo as mais diversas funções, em qualquer cômodo da casa. E, é claro, esnobando requinte e beleza.
Onde e como usar o aparador na sua casa
Já vimos que o aparador fica bem em qualquer lugar. Ele se expressa com estilo no hall de entrada e é extremamente útil na sala de jantar ou na cozinha. Além de servir como apoio na decoração, na sala de estar e até no quarto.
É uma peça curinga na sua mobília, que vai além da sua utilidade.
No hall de entrada, por exemplo, o aparador pode parecer uma peça meramente estética. No entanto, é bom não esquecer que este é um móvel prático e bastante funcional, servindo para armazenar pequenos artefatos. Ideal para guardar chaves e outros objetos que dispensamos logo ao chegar em casa.
Na cozinha ou na sala de jantar, ou até mesmo naquele espaço gourmet, o aparador volta às origens. Além de compor uma decoração super estilosa, serve de apoio para os utensílios de serviço das refeições. Sem contar que pode ser promovido a bar, em qualquer desses ambientes.
No quarto, parece inusitado, não é mesmo? Mas, dinâmico, ele assume as funções de penteadeira. Basta inserir um espelho à decoração.
O aparador não tem limites.
É um dos móveis mais versáteis e que casa com absolutamente tudo.
Além de compor uma decoração incrível, qualquer que seja o estilo da sua casa, com a adição de um arranjo, livros, porta-retratos ou qualquer objeto decorativo.
Escolha bem o seu aparador
Para escolher melhor o aparador que vai dar aquele up na sua decoração, preste atenção em alguns detalhes.
Veja se a aquela peça que você gostou conversa com o restante da sua decoração.
Se o cômodo possui elementos mais clássicos e sofisticados, por exemplo, pode ser um erro optar por modelos mais simples ou irreverentes.
É preciso pensar também no tipo de material e nas cores, na hora de escolher o seu aparador. Embora o contraste seja sempre bem-vindo, é importante que o móvel esteja perfeitamente integrado ao restante do ambiente.
Fora disso, é só aplicar um filtro que não tem erro. O da sua personalidade.
É ele que vai ditar se a sua casa terá a sua cara e será o melhor lugar do mundo para você e aqueles que você ama.
E você, qual vai escolher?
Seja qual for o tamanho, o material ou o acabamento do aparador que você deseja.
Se o que você quer é praticidade ou beleza.
Ou mesmo os dois…
Clique aqui e confira nossas opções!