Apoiado em uma decoração pouco luxuosa e excêntrica, o ambiente minimalista deve ser pensado de forma cautelosa, de modo a valorizar a praticidade e a funcionalidade de todos os setores da casa. Nesse sentido, o estilo adotado tanto nos objetos decorativos quanto nos mobiliários deve dispor de características que valorizem a amplitude do espaço interno — sem abrir mão da elegância.
Essa estratégia pode ser aplicada tanto em casas quanto em apartamentos e, nos últimos anos, vem se mostrando uma forte tendência para aqueles que preferem um ambiente mais clean e moderno. Portanto, se deseja entender como aplicar esses conceitos que estão conquistando cada vez mais adeptos, veio ao lugar certo!
Neste post explicaremos o que é o minimalismo e destacaremos quais pontos precisam ser considerados na hora de iniciar sua própria decoração. Por isso, acompanhe e boa leitura!
Afinal, o que é o minimalismo?
O conceito minimalista na arquitetura está diretamente relacionado ao uso inteligente dos móveis, das paredes, da iluminação e até mesmo do estilo de vida dos moradores. O minimalismo parte do princípio da utilização mínima de elementos decorativos. Ou seja, nele restringe-se o número de móveis no ambiente, mantendo apenas aquilo que é de fato necessário para a rotina de todos os que ali convivem.
Por outro lado, distante do que muitas pessoas imaginam, esse cenário não resulta na falta de charme e conforto. Na verdade, a sua aplicação tem por objetivo conservar a elegância mesmo com o mínimo de mobiliários. Outras características importantes são as linhas retas e as formas geométricas simples utilizadas no layout desse tipo de edificação, que ainda conta com um visual mais limpo e a utilização de cores neutras.
O que considerar na montagem de um ambiente minimalista?
Em alta no setor imobiliário, esse conceito leva em consideração diversos aspectos, como a uniformidade das cores, a utilização de objetos práticos e pequenos, o favorecimento de espaços vazios, entre outros. Vale destacar que viver no estilo minimalista pode, inclusive, impactar positivamente nas finanças pessoais, uma vez que retirar o excesso de objetos e adereços resultam em uma economia significativa.
Uniformidade de cores
A cor é um elemento muito importante na decoração, pois permite que os ambientes proporcionem maior bem-estar e tranquilidade às pessoas. Em se tratando do minimalismo, a simplicidade está sempre aliada à promoção do conforto e o aconchego.
Por isso, as cores exercem um papel importante e são escolhidas em função das características do imóvel ou dos setores da casa. Em linhas gerais, tonalidades mais neutras como o preto, o branco, o bege e suas variações são predominantes nesse estilo, pois se harmonizam adequadamente com os demais elementos.
Objetos práticos e multifuncionais
A praticidade é sinônimo do conceito minimalista. Sendo assim, todos os móveis e demais acessórios devem priorizar sua simplicidade e usabilidade. Ou seja, nesse tipo de decoração é fundamental evitar o uso de artigos que necessitem de outros complementos. Assim, aquele objeto que substitui a imposição de demais peças será sempre o preferido.
Além disso, o uso de móveis multifuncionais é fundamental para a decoração minimalista. Isso ocorre porque suas características principais estão diretamente relacionadas com a economia de espaço. Uma mesa retrátil, por exemplo, pode ser útil tanto para acomodar algumas pessoas quanto para ser utilizada em um encontro de família e continuar ocupando o mesmo espaço.
Espaços vazios
Uma das principais características do ambiente minimalista é, justamente, a criação de espaços sem excessos e focado naquilo que é indispensável. Nesse caso, priorizar a qualidade e não a quantidade é uma alternativa interessante para simplificar os hábitos diários, tornando a vida mais simples e mais fácil de ser desfrutada.
Além disso, a disciplina e a organização permite que os objetos se mantenham guardados longe da vista para liberar ainda mais espaço. Essa é uma boa oportunidade para se desapegar de alguns itens que não estão em uso ou não apresentam mais nenhuma utilidade. Você pode, por exemplo, colocar alguns desses artigos para doação ou até mesmo promover um brechó e lucrar com essas peças.
Como criar uma decoração minimalista?
A decoração de um ambiente minimalista exige cuidados importantes, principalmente relacionados à organização, limpeza e planejamento. Antes de tudo, o bem-estar e o aconchego são aspectos fundamentais para tornar a casa um local agradável e receptivo.
Contudo, a funcionalidade e os espaços livres também devem ser buscados, sem deixar a questão estética para segundo plano. Nesse sentido, para obter uma decoração minimalista eficiente, é preciso estar atento aos pontos que discutiremos a seguir.
Escolha criteriosa e objetiva
Como já destacamos anteriormente, é fundamental preservar apenas os objetos e artigos decorativos que forem funcionais ou que fomentem o bem-estar dos visitantes e moradores. Caso contrário, será necessário excluir tudo aquilo que não se adequa a essas exigências. Uma boa dica é descartar qualquer item que fica a mostra, mas não apresenta nenhuma função prática ou benefício indispensável.
Limpeza
Uma limpeza no ambiente minimalista tem um peso muito grande na promoção da saúde e bem-estar, além de contribuir com a aparência do local. Sendo assim, faça uma faxina geral em todos os setores da casa, especialmente quartos, salas e banheiros. Além disso, é fundamental executar a limpeza adequada dos móveis, trocar a decoração e pintura das paredes — quando necessário — e eliminar todos os excessos presentes no ambiente.
Iluminação
Um bom projeto de iluminação é outra característica importante para esse tipo de decoração. Indispensável para um ambiente mais aconchegante, esse artifício é utilizado em pontos estratégicos de modo a dar ênfase nos detalhes minimalistas.
Outro detalhe importante é o aproveitamento da luz natural por meio das janelas. Entretanto, é preciso destacar que o uso da iluminação artificial deve ser moderado, ou seja, é recomendável evitar lustres e pendentes com muitos detalhes.
Valorizar cada detalhe é muito importante em um projeto decorativo. Portanto, apostar na criação de ambiente minimalista é uma forma de manter o seu lar mais bonito, mas sem abrir mão da funcionalidade. Assim, seguir esse tipo de cuidado pode contribuir para uma rotina mais leve e, ao mesmo tempo, manter sua moradia mais aconchegante e convidativa.
Viu como é simples e prático adotar o estilo minimalista na decoração da sua casa? Agora que você já conhece os principais aspectos desse estilo contemporâneo, o que acha de descobrir tudo sobre as paletas de cores? Entenda melhor sobre o assunto agora mesmo!
Um comentário em “Como criar um ambiente minimalista? Confira”