Conheça 8 tipos de decoração e descubra qual combina com você

6 minutos para ler

Me conta aqui… estou em dúvida.

Você também tem a impressão de que todo mundo é ‘especialista’ em tipos de decoração?

Que basta acessar a internet, ou abrir uma revista ou blog especializado em móveis, para se deparar com artigos sobre tipos de decoração?

É verdade.

Praticamente todo mundo fala sobre isso, ultimamente.

Há uma infinidade de opiniões sobre decoração de ambientes, decoração de espaços externos, de interiores… com madeira, com móveis retrô…

Enfim, um cenário tão amplo quanto as possibilidades de decoração dos ambientes que temo hoje em dia.

O que muita gente não sabe, é que é possível fazer mil e uma combinações de estilo e que todas elas podem se encaixar em determinado tipo de decoração.

Não precisa ser nada muito elaborado.

Com os tipos de decoração que eu vou te mostrar e as dicas que vou te dar, você vai arrasar no décor dos seus espaços.

Tanto na sua residência, quanto no seu local de trabalho.

Pode apostar que depois de ver as minhas dicas, você vai ficar muito mais segura sobre como decorar seus espaços, com muita elegância e bom gosto.

Então se você gostaria de conhecer mais sobre os tipos de decoração e ficar mais antenada sobre como utilizar o décor para favorecer ainda mais os seus espaços, continue aqui comigo!

Além de apresentar 8 tipos de decoração, eu vou te mostrar como é fácil combinar o estilo com a cor dos seus ambientes e com o restante da mobília.

Vem comigo, para entender tudo de forma descomplicada

Para começar eu vou falar aqui sobre tipos de decoração.

Vou explicar o conceito de cada um, além, é claro das formas de aplicar os tipos de decoração que conhecemos.

E, só para arrematar, vou te falar qual a forma mais acertada de descobrir qual deles combina mais com você!

Confira!

#1. Retrô

Super em alta, o estilo retrô tem feito a cabeça das pessoas nos últimos tempos. Não é para menos… esse tipo de decoração é uma espécie de releitura de elementos clássicos e remete a décadas entre 1950 e 1980. Este tipo está presente em móveis com linhas arredondadas, como mesas, poltronas e até sofás. E na mobília em cores vivas e em tom pastel, além de molduras e estampas que criam ambientes únicos com o tipo de decoração retrô.

#2. Rústico

O tipo rústico de decoração está ligado a elementos da natureza. Pode englobar todos os cômodos ou ser destaque em determinados ambientes. É um tipo de decoração que traz uma atmosfera de conforto e tranquilidade, como sofás e poltronas em couro ou fibra, por exemplo. E até mesmo os detalhes em madeira de estantes e buffet. Quanto às cores, destacam-se os tons terrosos.

#3. Industrial

Forte. O tipo de decoração industrial se destaca pelos materiais rústicos e ambientes frios. Originado na década de 1970, este estilo continua super em alta e utiliza elementos como metal, cimento queimado e tubulações à mostra. Uma boa combinação são os sofás de tecidos e cores neutras, com cadeiras, banquetas ou aparadores em materiais mais frios, por exemplo.

#4. Escandinavo

Também conhecido como ‘estilo clean’, o tipo de decoração escandinavo cria um ambiente acolhedor a partir principalmente, de móveis em cores neutras, destacando-se o preto, branco e cinza. Como principais componentes, temos os tecidos, os espelhos e móveis que unem simplicidade e funcionalidade. Tapetes e almofadas de tecidos naturais complementam o charme deste tipo de decoração.

#5. Minimalista

Espaços amplos e fluidos, móveis básicos, cores claras predominantes e iluminação natural. No tipo minimalista, menos é mais. O desafio deste estilo é quebrar a monotonia dos ambientes. Uma boa dica é integrar o tipo minimalista com elementos de outros estilos. Fica fácil, se por exemplo, você colocar no mesmo cômodo um sofá de couro com uma estante de metal.

#6. Clássico

Clássico! O nome já diz tudo. Esse tipo de decoração é ideal para quem gosta de ambientes elegantes e cheios de glamour. Materiais finos, cores sofisticadas e detalhes marcantes são elementos da decoração clássica. Aliás, mesas de jantar elegantes são móveis indispensáveis para quem opta por este tipo de decoração.

#7. Estilo contemporâneo

Móveis simples e poucos elementos decorativos. Assim é o estilo contemporâneo, que assim como o minimalista, parte da premissa de que “menos é mais”. Neste tipo de decoração, a palavra-chave é simplicidade, com um toque especial que cria ambientes cheios de personalidade.

#8. Estilo vintage

O estilo vintage é uma verdadeira viagem ao passado. Este tipo inclui peças de mobiliário originários de outras épocas, mais precisamente entre os anos de 1920 a 1980, trazendo para os ambientes uma atmosfera de nostalgia. Móveis modernos e peça contemporâneas contrapõem o estilo, em composições charmosos e de extremo bom gosto.

Conclusão

Não é segredo para ninguém o status que a decoração alcançou nos dias de hoje. 

A cada dia que passa a decoração vem evoluindo, originando novos estilos e consolidando outros como expressão de uma geração.

Por isso mesmo, quase ninguém deixa de considerar o estilo ou tipo de decoração na hora de adquirir móveis para sua residência ou escritório.

Este artigo, inclusive, é apenas um aperitivo para quem gosta muito do assunto ‘decoração’.

Até porque este tema é muito mais abrangente.

Mas já é um guia para você ter como referência na hora de decorar seus espaços.

E se você gostou deste conteúdo, eu tenho uma excelente notícia.

No Instagram da NACASA você encontra móveis e itens de decoração que se ajustam em qualquer tipo de decoração que você combina com você.

Linhas de móveis que unem beleza, qualidade e extremo bom gosto, para você criar composições criativas e originais.

Curta e compartilhe nossas peças. Não esqueça também de marcar aquele amigo ou amiga que não resiste a móveis bonitos e super sofisticados.

Clique aqui e confira as ofertas em nosso site!

Posts relacionados

Deixe um comentário