Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos benefícios de se ter plantas em casa. Afinal, elas dão mais trabalho do que oferecem vantagens? Com certeza, elas precisarão de certa atenção em relação às suas manutenções, porém, trata-se apenas um pouco de tempo diante de tantos benefícios que elas trarão.
As plantas não só deixam a decoração do lar mais aconchegante e bela como também promovem o relaxamento. Assim, elas revitalizam o ambiente trazendo muita tranquilidade e calma. Vale ressaltar que cuidar delas é uma forma de desocupar a cabeça do dia de trabalho estressante, também funcionando como um hobby terapêutico.
Portanto, as plantas atuam fortemente no ambiente de forma a influenciar quem está no cômodo. Com isso, proporcionando paz interior ao indivíduo, o que trará consequências positivas no dia a dia, como mais produtividade no trabalho, atenção aos estudos, melhora na autoestima, entre diversos outros benefícios.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo agora mesmo!
Plantas aromáticas
As plantas aromáticas são ideias para quem gosta de cozinhar e contar com ervas frescas e orgânicas. Elas são fáceis de cultivar em casa, alegram o ambiente e ainda servem para deixar a comida mais gostosa e saborosa. Algumas opções atraentes são:
- tomilho;
- alecrim;
- coentro;
- salsa;
- hortelã;
- cebolinha.
Uma dica é criar um jardim vertical com essas plantinhas em algum local que receba iluminação solar, como na área externa da casa ou na varanda do apartamento. A estrutura do jardim vertical pode ser feita com materiais reutilizáveis, como os pallets.
Desse modo, atribuindo uma função bela e útil para um item que seria simplesmente descartado como lixo. Com certeza, essa atitude sustentável fará muito bem ao meio ambiente.
Plantas para as áreas internas
As áreas internas da casa também podem ser decoradas com plantas. Porém, é preciso ter cuidado ao selecionar a planta ideal, pois é preciso levar em consideração os tipos que não necessitem da luz solar direta para se manter saudável.
Hall de entrada, sala de estar e de jantar
Uma boa opção para ambientes como o hall de entrada, sala de estar e a de jantar são as orquídeas. Elas enfeitam com suas cores e formas e deixam qualquer ambiente decorado e belo. Opte também por vasos que ajudem a implementar o seu estilo de decoração. Por exemplo, para ambientes modernos, prefira vasos de cerâmica com formas diferenciadas. Já para uma decoração rústica, use vasos de palha.
Desse modo, a decoração fica mais completa e impecável. Consequentemente, trazendo mais beleza visual que proporcionará sensações de aconchego, bem-estar e conforto.
Banheiro
O banheiro também é um ambiente que pode ser decorado com plantas. Nesse caso, a seleção das plantas deve ser as que não precisam de muitas regas, uma vez que estarão em um ambiente que estará constantemente úmido. Além disso, prefira as que gostam de luz indireta, como a planta-mosaico, hera, e tillandsia. Elas enfeitarão o ambiente com muita elegância e sofisticação.
Uma dica para mantê-las saudáveis é deixando sempre um corrente de ar passando pelo ambiente. Para isso, deixe a janela e a porta abertas na maior parte do dia para promover a ventilação.
Plantas para a área externa
Esse ambiente pode conter plantas altas e de folhagens maiores, como a pata-de-elefante. No caso de estarem na terra, será necessário fazer mais regas durante a semana. Se estiverem em vaso, a rega pode ser em menos quantidade. Porém, vale ressaltar que se estiver muito quente e o local tiver muita ventilação, a rega deverá ser mais frequente.
Entrada de casa
As bromélias enfeitam com muita elegância a entrada de uma casa. Como há muitos tamanhos diferentes delas, você poderá optar pelo que melhor seja adequado para a sua situação. Uma outra opção é a árvore da felicidade, que pode ser tanto plantada no solo como também pode ficar no vaso. Lembre-se de escolher um vaso que complemente o estilo da sua decoração com muita beleza e combine com o estilo de crescimento da planta em questão.
Ambiente da piscina
Uma excelente opção para se ter na área da piscina é a eugênia ou a samambaia. Essas plantas crescem e ganham volume de folhagem, trazendo destaque para o ambiente com muito encanto.
As eugênias podem ser plantadas na terra, de forma a decorar o jardim com outras plantas. Vale lembrar que ela gosta de sol e deve ser regada pelo menos duas vezes por semana. Já a samambaia pode ficar pendurada no teto do ambiente perto da churrasqueira. Ela também pode ficar acima de uma mesa rústica, por exemplo.
Varanda
Uma ótima opção para decorar a varanda do apartamento com uma planta é com a orquídea wanda. Essa planta gosta de luz indireta e deve ser regada somente em sua raiz uma vez por dia em dias quentes. Ela deve ficar pendurada em um suporte no teto do ambiente com ventilação. As wandas costumam dar flores de três a quatro vezes por ano a depender de como são cuidadas. Por exemplo, uma vanda que recebe pelo menos uma vez por mês adubo costuma ser mais forte e dar mais flores.
Lembre-se de que as plantas requerem cuidados com água, reposição de terra e adubo. A recorrência dessa manutenção vai depender do tipo da planta e de onde ela está instalada, se é na terra ou no vaso. Vale ressaltar que é muito importante ter cuidado com o acúmulo de água nos pratinhos dos vasos das plantas, pois eles podem ser foco de reprodução de mosquitos que transmitem doenças, como dengue, zika e chicungunha.
Uma dica para evitar essa situação é colocar uma colher de chá de pó de café em cada pratinho. Isso faz com que a água fique imprópria para o desenvolvimento da larva do mosquito. Desse modo, a casa fica bela e a família protegida.
Viu como é interessante ter plantas em casa? Então, compartilhe esse texto nas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas podem conhecer sobre os benefícios de se ter plantas em casa e quais são as mais indicadas para determinada situação.